A Gengivite Pode Fazer Com Que Os Gatos Parem De Comer?

Autor: | Ultima Atualização:

A gengivite e outras doenças da gengiva em gatos podem resultar em perda de apetite e evitação de alimentos.

Se você ou alguém que você conhece já teve doença nas gengivas ou até mesmo feridas nas gengivas, você entende como isso pode ser doloroso. Com gatos e outros animais, os problemas são idênticos. Problemas como a gengivite, uma forma de inflamação das gengivas comum entre os gatos, podem causar desconforto e dor e tornar a alimentação difícil.

O que é gengivite?

Simplificando, a gengivite é uma doença periodontal que afeta principalmente os gatos mais velhos, mas às vezes mais jovens, que resultam em inflamação das gengivas e possível infecção. De acordo com a WebMD, a condição começa quando as partículas de placa e cálculo se assentam nos dentes, perto das gengivas. Essas partículas eventualmente se acumulam e empurram as gengivas para longe dos dentes, criando pequenos bolsões que prendem alimentos e bactérias. Depois de um tempo, as gengivas incham, tornam-se sensíveis e podem sangrar facilmente quando esfregadas. Isso dói!

Comendo Problemas

Um sintoma comum de gengivite é a dificuldade em comer, de acordo com fontes, incluindo a ASPCA e PetMD. Quando as gengivas estão inchadas e sensíveis o suficiente para sangrar facilmente, mastigar os alimentos pode causar uma dor excruciante. Como o Dr. Andrew Plotnick aponta, os gatos podem aproximar-se dos pratos de comida com muita fome, mas muitas vezes evitarão comer completamente devido ao medo da dor causada pela mastigação.

Mais sinais e sintomas

Além da perda de apetite e medo de comer, outros sintomas de gengivite em gatos incluem baba extrema, patadas na boca e aversão a ter seus rostos tocados, falta de higiene, desenvolvimento de mau hálito, úlceras na gengiva ou língua, gengivas inchadas e, como observado pela ASPCA, o aparecimento de uma "linha vermelha escura na fronteira com os dentes".

Prevenção e Tratamento

A boa notícia é que a gengivite é tratável, reversível e até mesmo evitável! A principal coisa a lembrar é que check-ups regulares e limpezas pelo seu veterinário são muito importantes. Além disso, uma vez que qualquer sinal de problemas de gengiva ou dente parece vir à tona, uma visita ao veterinário é sempre uma boa ideia. Os veterinários podem recomendar croquetes saudáveis ​​e mastigar brinquedos para promover a saúde bucal, bem como as técnicas corretas de creme dental e escova para animais de estimação. Escovar os dentes do seu gatinho é necessário, mas não com creme dental para as pessoas!

Alimentos

Quando comer é uma tarefa árdua, a comida macia ou úmida sempre será mais fácil para um gato cuidar do que a comida seca. Um gato com gengivite ou outros problemas bucais pode rejeitar totalmente a comida seca, mas experimente a comida macia e úmida. Alimentos secos e nutritivos, no entanto, são importantes para a saúde bucal. Portanto, é melhor entrar em contato com um veterinário o mais rápido possível se seu gato tiver perdido o interesse por comida ou se os hábitos alimentares tiverem mudado.