O tratamento depende de onde está o câncer e em que estágio estava quando foi diagnosticado.
O câncer metastático é o câncer que se espalhou para além do órgão onde se originou para outros órgãos do corpo. Se o gatinho foi diagnosticado com câncer metastático, seu efeito sobre ela dependerá de onde o câncer está e como se espalhou.
Câncer e Metástase
O câncer, o crescimento celular descontrolado que perturba a função do corpo, pode estar contido em uma parte do corpo ou pode metastatizar, viajando através da corrente sanguínea ou sistema linfático para formar crescimentos em outras partes do corpo. Os gatos são vulneráveis a uma variedade de cânceres, incluindo carcinoma de células escamosas, linfoma, carcinoma mamário, mastocitomas, carcinoma de células escamosas de boca, carcinoma de tecidos moles, osteossarcoma, carcinoma respiratório, adenocarcinoma intestinal e adenocarcinoma pancreático e hepático. Alguns tipos de câncer, como o osteossarcoma, têm maior probabilidade de metastatizar do que outros.
Sintomas de câncer
O câncer pode afetar qualquer tecido do corpo, por isso é difícil saber exatamente quais sinais procurar. Cada câncer terá um efeito diferente, portanto, há uma ampla gama de possíveis sintomas. Muitos tipos de câncer levam muito tempo para se desenvolver e geralmente apresentam sintomas vagos, como perda de apetite, perda de peso e baixo nível de energia. Sinais para cânceres metastáticos comuns podem incluir caroços ou pequenos inchaços sob a pele do animal, fraqueza, feridas ou feridas que não cicatrizam, sangramento inexplicável, distúrbios gastrointestinais, mudanças no comportamento e alterações nos olhos. Sintomas de câncer de fígado metastático incluem icterícia e inchaço no abdômen do gatinho. Convulsões e distúrbios neurológicos são sinais comuns de câncer cerebral metastático. Sintomas de câncer ósseo metastático incluem fraturas ósseas e dor. Se você notar alterações no gatinho, deixe o veterinário dar uma olhada para descartar outras doenças que tenham os mesmos sintomas. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais opções de tratamento estarão disponíveis e melhor será o prognóstico.
Opções de tratamento
Gatos com câncer têm três opções de tratamento: cirurgia, radiação e quimioterapia. A cirurgia é eficaz apenas em cânceres que não tenham metastizado, no entanto. A radiação também funciona para tumores localizados, particularmente tecidos que não podem ser removidos cirurgicamente. A quimioterapia é uma opção para o gato que tem câncer em várias áreas do corpo. No entanto, não é curativo: significa diminuir a progressão, mantendo a qualidade de vida do gatinho. Tal como acontece com os seres humanos, os gatos podem experimentar efeitos colaterais, como perda de apetite, diarréia e vômitos.
Qualidade de Vida
Se o gatinho tem câncer metastático, a principal coisa a ter em mente é sua qualidade de vida. Certifique-se de conversar com seu veterinário e ter uma compreensão clara do tipo de câncer que ela tem e do que você pode fazer para mantê-la confortável. As opções de tratamento são ditadas por coisas diferentes, como a disponibilidade de tratamento, a progressão da doença, a tolerância da Kitty ao tratamento e restrições financeiras. Em última análise, seu objetivo deve ser melhorar a qualidade de vida do seu gato. Seja sensível para garantir que o tratamento dela não cause maior sofrimento.