
Ações geralmente seguem a direção dos principais indicadores.
Embora não exista uma bola de cristal no mercado de ações, há uma maneira de obter uma visão potencial do que o mercado de ações provavelmente fará no futuro. Os indicadores antecedentes movem-se antes do mercado de ações, dando a você, como investidor, uma janela de oportunidade para agir. Os principais indicadores podem indicar quando é provável que os principais índices do mercado acionário caiam ou iniciem um período de prosperidade.
Obrigações
Na maioria das vezes, títulos e ações movem-se juntos - à medida que os preços dos títulos sobem, o mesmo acontece com as ações. Quando os preços dos títulos divergem com um índice do mercado de ações, isso é um sinal de alerta de que a tendência atual do estoque está próxima do fim. A queda dos preços dos títulos puxa os índices de ações, porque eles são um sinal de aumento das taxas de juros. Por outro lado, o aumento dos preços dos títulos sinaliza que os estoques devem subir também. Essa relação existe quando a inflação está presente. Quando não há inflação, conhecida como ambiente deflacionário, os títulos e ações tipicamente se movem em direções opostas. Uma mudança na direção dos preços dos títulos ainda pode ser usada para prever mudanças direcionais no mercado de ações.
licenças para construção
O número de licenças de construção liberado mensalmente pelo US Census Bureau é um dos principais indicadores. Quando o número de licenças de construção está aumentando, a economia está transportando junto, e os estoques provavelmente junto com ele. Se o número começar a declinar, porém, é um sinal antecipado de que a economia está desacelerando e que os estoques logo encabeçam mais baixo, ou podem já ter começado a descida.
Desempenho Setorial
À medida que o mercado de ações sobe e desce, certos setores têm um desempenho melhor do que outros em picos e fundos. Esses setores, representando ações em linhas similares de negócios, ajudam a isolar quando o mercado de ações provavelmente mudará de direção. Ações "discricionárias ao consumidor" - empresas que vendem coisas das quais não precisamos, mas querem - são geralmente as primeiras ações a ter um bom desempenho no mercado. Ações de tecnologia geralmente seguem logo após, indicando que os índices do mercado de ações estão em alta e se inclinando para cima. Quando as ações do setor de material e energia estão indo muito bem, um pico no mercado de ações provavelmente está próximo.
osciladores
Um oscilador é uma ferramenta de análise, adicionada a um gráfico de preços, que confirma a direção do preço ou alerta para uma reversão. Osciladores comuns são o Índice de Força Relativa (RSI) e o Estocástico. Usando uma fórmula matemática, os osciladores convertem os movimentos de preços em um valor flutuante entre dois extremos - geralmente zero e 100. Sinais de aviso ocorrem quando o preço de uma ação ou índice está subindo, mas o oscilador não está. Isso é chamado de divergência negativa. A divergência negativa indica que a tendência dos preços está enfraquecendo e o estoque provavelmente cairá mais baixo. Um oscilador subindo e a queda de preços - divergência positiva - sinaliza que o preço das ações provavelmente se estabilizará e subirá em breve.
Prós e contras
Se você der um estoque ou índice de pelo menos um par de meses a um ano para reagir, os principais indicadores serão bastante precisos. O problema é que você não sabe exatamente quanto tempo levará para que uma ação ou índice reaja. O intervalo de tempo entre o momento em que o principal indicador aparece e quando o estoque ou índice segue, pode ser de um mês a um ano ou mais. Os indicadores antecedentes também podem mudar de direção a qualquer momento, fornecendo vários sinais e deixando você sem saber em qual sinal confiar.




