Legalmente, Quando Está Doente, Que Registros Meu Empregador Tem O Direito De Pedir?

Autor: | Ultima Atualização:

Doença pode levar a papelada para você e seu empregador.

Se você ligar do trabalho por estar doente, seu empregador pode solicitar alguma forma de prova de sua condição. Existem razões para o pedido do seu empregador e limites para as informações que devem ser fornecidas. Entendendo o que você precisa fornecer e por que, você pode evitar qualquer disputa ou dificuldade quando voltar ao trabalho.

curto Prazo

Seu empregador pode pedir provas de sua doença na forma de uma nota médica ou outra documentação se você estiver sem trabalho por um único dia na maioria dos estados. Embora a maioria dos empregadores só peça uma prova após uma lesão ou doença prolongada, você é legalmente responsável por fornecer essa prova, se solicitado, independentemente de quanto tempo você esteja fora. Na verdade, Montana é o único estado que não tem leis de emprego “à vontade” que permitem que um empregador demitir qualquer trabalhador por qualquer motivo, ou nenhuma razão a menos que sob contrato. Mesmo se você fornecer a evidência exigida, sua posição pode ainda ser terminada se seu empregador desejar fazê-lo.

Aviso Avançado

Se você sabe que vai perder o trabalho por uma razão médica, como cirurgia, tratamento ou um procedimento que está sendo realizado com você ou com um familiar próximo, talvez seja melhor deixar o tempo com seu empregador antes. Documentação médica pode ser exigida pela Lei de Licença Médica e Família. De acordo com o Americans with Disabilities Act, os empregadores têm o direito de ver provas documentadas da doença ou deficiência de um trabalhador, no que se refere a um pedido de acomodação razoável. Além disso, apenas o profissional de RH da empresa ou o pessoal administrativo apropriado pode acompanhar os profissionais de saúde para obter informações sobre a prova. Qualquer contato feito pelo pessoal de RH deve ser limitado a essa finalidade.

Voltando ao trabalho

Quando você retornar ao trabalho, seu empregador pode solicitar mais documentação sobre sua condição e sua capacidade de retornar e realizar as tarefas necessárias. Descrições de sua doença ou lesão e seu estado de bem-estar escrito pelo médico assistente são frequentemente solicitados. Os empregadores estão dentro de seus direitos para garantir que você tenha sido liberado por um profissional médico e é seguro para você retomar suas funções.

Problema legal

Embora o empregador esteja livre para requerer documentação para todas as ausências por motivo de doença, ele não pode dispensá-lo devido à sua condição médica ou deficiência. Por lei, o seu empregador não pode discriminá-lo por motivos de raça, religião, deficiência física, restrição médica ou outra causa, se e quando decidir terminar sua posição. Se você é demitido do trabalho devido a doença, lesão ou condições físicas que estão fora de seu controle, você pode ser capaz de combater a demissão em tribunal com base na sua natureza injusta.