Gatinhos E Câncer

Autor: | Ultima Atualização:

Visitas regulares ao veterinário são a melhor maneira de pegar doenças precocemente.

Como o câncer em gatos e gatinhos tende a ser mais agressivo do que em outros animais, a detecção precoce é importante. Leve o seu gatinho ao veterinário para exames regulares e mencione todos os sintomas que você notar. Os sintomas do câncer podem imitar os de outras doenças, portanto, evite fazer suposições.

Tipos de câncer em gatinhos

Os tumores - especialmente o linfossarcoma e o fibrossarcoma - são as formas mais comuns de câncer em gatinhos e gatos jovens. Em raros casos, veterinários e pesquisadores descobriram tumores em gatinhos tão jovens quanto 6 ou 8 semanas, mas os tumores são muito mais comuns em gatos mais velhos. O linfoma é comumente visto em gatinhos, mais provavelmente em gatinhos diagnosticados com o vírus da leucemia felina, que não é um câncer. Outras formas de câncer, por vezes, visto em gatinhos incluem tumores de células basais e mastócitos, osteossarcoma e fibroadenoma.

Prognóstico

Embora o câncer seja raro entre nossos mais jovens amigos felinos, geralmente é mais agressivo quando ocorre em tenra idade, já que o sistema imunológico de um filhote já está fraco e formas virulentas de câncer o enfraquecem ainda mais, aumentando o potencial de doenças secundárias e terciárias. Às vezes é difícil determinar qual é o responsável, já que um sistema imunológico debilitado pode promover risco de câncer e vice-versa.

Diagnóstico

Os testes e procedimentos usados ​​para diagnosticar o câncer em gatinhos se assemelham aos testes usados ​​em um hospital humano. Painéis sanguíneos, raios-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultra-som ajudam a rastrear veterinários para sintomas de câncer. Se o seu veterinário detectar um tumor ou crescimento, ele poderá realizar uma aspiração ou biópsia para avaliar a malignidade.

Tratamento

Cuidados veterinários imediatos aumentam muito as chances de um gatinho sobreviver a qualquer tipo de câncer. Radiação, quimioterapia e cirurgia são possíveis caminhos de tratamento, mas a recomendação do seu veterinário dependerá da idade do filhote e do tipo de câncer. Menos pesquisa e documentação existem sobre o câncer em gatos do que sobre o câncer em cães, então as estatísticas não são tão úteis. Até mesmo gatinhos jovens podem sobreviver ao câncer.

Prevenção

Castrando ou castrando gatinhos diminui o potencial de certos tipos de câncer, incluindo mamária. O câncer é mais raro em gatos e gatinhos do que em outros animais de estimação, mas também é mais agressivo, em média, por isso é importante capturá-lo cedo. Isso significa exames veterinários regulares são essenciais para criar um gatinho saudável. Certifique-se de alimentar seu amigo peludo uma dieta saudável e mantê-lo fora do sol principalmente. Se você adotar bons hábitos desde o início como dono de um gato, seu animal de estimação tem uma chance melhor de nunca desenvolver câncer em primeiro lugar.