Está Atrasado Para Uma Má Conduta Profissional?

Autor: | Ultima Atualização:

Má conduta pode levar à rescisão.

Quando você conscientemente e repetidamente violar uma política da empresa, isso pode ser considerado má conduta intencional. De certa forma, você está intencionalmente fazendo algo "errado" contra o melhor interesse do seu empregador. Normalmente, a conduta imprópria é reservada para infrações maiores, mas atrasos - especialmente ocorrências repetidas - podem, eventualmente, encontrar o caminho para serem considerados má conduta.

Atraso

Chegar atrasado é considerado apenas má conduta intencional se você não tem o que é comumente referido como uma “boa causa”. Estar doente é uma boa causa. O mesmo pode ser dito em relação a problemas de transporte, emergências familiares, falta de creches, mau tempo, dever cívico e observâncias religiosas. Mesmo uma crença razoável de que você teve o dia de folga, muitas vezes cai em "boa causa". Se qualquer uma dessas razões se aplica a você, não deve ser considerado má conduta. Atrasos repetidos, no entanto, podem eventualmente ser considerados má conduta, independentemente das razões. Você está criando um padrão de desrespeito pelos interesses do empregador que está sob seu controle para corrigir.

Exceções

Claro, existem exceções às regras de boa causa. Para que o atraso seja considerado má conduta intencional, não importa as circunstâncias, deve ser “aplicado de forma justa e consistente” a todos os funcionários, de acordo com o Conselho de Revisão de Compensação do Desemprego de Spirnak v. Que rege a 1989. Se, por exemplo, seu gerente permitir que outro membro da equipe quebre as regras de atraso, ele deve essencialmente fazer o mesmo por você.

Repercussões

Como acontece com qualquer incidente de má conduta intencional, a rescisão do contrato de trabalho é possível. Você também pode ser negado benefícios de desemprego. Mas o ônus da prova é colocado sobre o empregador. Os empregadores devem estabelecer que suas políticas de disciplina foram aplicadas antes de sua quitação. Eles também devem demonstrar que você estava ciente da regra antes do incidente ou incidentes repetidos - não é difícil fazer quando as regras de atraso são comumente encontradas nos manuais dos funcionários. Se o seu emprego é terminado por estar atrasado depende do empregador. Mas é muito mais provável que você seja demitido por dormir no trabalho, falsificando documentos, violando a confidencialidade, usando linguagem ofensiva ou aparecendo para trabalhar intoxicado do que atrasado.

Considerações

Para resolver o problema com atrasos, alguns empregadores podem usar o tempo de folga de um empregado como um Band-Aid, por assim dizer. Em vez de incorrer em um incidente, o funcionário atrasado fica com o tempo disponível para seu tempo livre disponível. Quando você mostra 10 minutos atrasados, 10 minutos são usados ​​do seu período de férias. Se você está sempre atrasado para o trabalho, pode querer apenas deixar alguns minutos mais cedo para garantir que chegará a tempo.