Epilepsia E Torção Gástrica Em Dachshunds

Autor: | Ultima Atualização:

Dachshunds têm costas longas e cavidades torácicas profundas.

Epilepsia e torção gástrica são condições que podem ser graves ou até fatais para o seu cão. Dachshunds são propensos a epilepsia, mas são menos propensos a desenvolver torção gástrica. Sempre procure aconselhamento veterinário se tiver dúvidas sobre a saúde do seu cão.

Sobre a epilepsia

Em dachshunds, como em humanos, a epilepsia é uma condição que envolve um padrão de convulsões repetidas sem outra causa médica conhecida. Uma convulsão ocorre quando o cérebro do cão sofre um tipo de tempestade elétrica, resultando em sintomas que podem incluir perda de consciência, rigidez e convulsões, incontinência ou salivação incontrolável.

Cuidados de epilepsia

Se sua dachsie tiver uma convulsão, cuide da segurança física imediata removendo riscos, como móveis próximos. Se o seu dachshund estiver tendo uma convulsão em algum lugar, ele poderá cair ou se ferir - por exemplo, no topo de um lance de escadas ou por uma piscina - para afastá-lo do perigo. Permaneça calmo e acalme seu cão. Procure ajuda veterinária imediata para qualquer convulsão que durar mais de cinco minutos ou para uma convulsão pela primeira vez. Se seu cão wiener for diagnosticado com epilepsia, seu veterinário provavelmente receitará medicamentos antiepilépticos que reduzam a freqüência e a gravidade das convulsões.

Sobre a torção gástrica

Torção gástrica é um nome mais chique para a condição conhecida como inchaço. É mais comum entre as raças maiores de cães, mais comumente aquelas com mais de 8 kg de peso. Cães com grandes cavidades torácicas são mais suscetíveis a inchaços - os dachshunds têm baús grandes pelo seu tamanho pequeno, então é possível - embora incomum - que um dachshund fique inchado. Cães machos correm um risco ligeiramente maior de inchar do que as fêmeas. Inchaço ocorre quando o estômago do cão se torna excessivamente dilatado. Isso pode acontecer por causa de muita comida ou muito ar preso dentro do estômago. O estômago inteiro pode rolar dentro do cão, potencialmente prendendo comida e gás dentro do estômago. A torção gástrica pode ser uma condição grave ou até fatal.

Prevenção de torção gástrica

Quando seu cão estiver com o estômago cheio, desestimule-o de fazer movimentos repentinos ou rápidos. Correr, saltar ou brincar imediatamente depois de comer aumenta o risco de torção gástrica em um dachshund. Para diminuir a chance de seu cão engolir muito ar durante a alimentação, certifique-se de que ele não esteja competindo com outros cães na hora das refeições.

Interação da epilepsia e torção gástrica

A epilepsia não causa torção gástrica, nem a torção gástrica contribui para a epilepsia. No entanto, certas medidas preventivas e de cuidado podem reduzir o risco do seu cão de qualquer condição. Não permita que os dachshunds pulem de sofás ou outros móveis - isso pode danificar suas longas costas e precipitar ataques epilépticos. Desencorajar saltos também reduz a probabilidade de torção gástrica. Alimentar várias pequenas refeições por dia torna menos provável que o seu cão fique inchado, ao mesmo tempo que mantém os níveis de açúcar no sangue de uma forma que previne as convulsões.