
Espiões geralmente aparecem apenas como funcionários curiosos.
Sua empresa pode não ter nenhum segredo comercial, mas toda empresa possui informações proprietárias que são valiosas para outras pessoas. Listas de clientes, preços de contratos e planos de negócios podem dar aos concorrentes uma grande vantagem ao custo de seus lucros. Um espião interno que tenta roubar informações proprietárias pode ser difícil de detectar, mas geralmente exibe padrões de comportamento.
Identifique indivíduos bem educados, inteligentes e altamente motivados. Alguém contratado para roubar documentos da empresa, informações e segredos será experimentado na operação de um negócio e pode identificar o valor da propriedade intelectual da sua empresa.
Tela para funcionários que são extrovertidos e não introvertidos. Espiões corporativos não se esquivam nas sombras; eles são amigos de todos. Para entrar em uma empresa para roubar informações, um espião será socialmente competente e capaz de manipular as pessoas para ganhar sua confiança - e informações.
Evite limitar sua pesquisa a pessoas com grande conhecimento das habilidades técnicas necessárias para contornar o sistema de segurança das informações. Os sistemas de segurança podem ser comprometidos por algo tão simples quanto conectar um cartão de memória USB infectado. Um espião tem tanta probabilidade de estar em marketing quanto em seu departamento de TI. Tela todos os departamentos para comportamento incomum.
Investigue os indivíduos que estão freqüentemente vagando, conversando ou em locais onde eles não precisam estar para concluir seus trabalhos. Os profissionais que pretendem roubar segredos sempre terão uma justificativa razoável do motivo pelo qual estão em uma parte específica da empresa - especialmente se estiverem em áreas que não têm conexão com suas obrigações profissionais. Procure por um padrão geral. Implemente e inspecione regularmente os registros de acesso a áreas físicas e dados restritos para facilitar a detecção de vagas ou navegação por um funcionário.
Eduque sua equipe sobre o estado atual da espionagem corporativa. À medida que os empregadores modificam suas salvaguardas, os espiões aprimoram seus métodos. Mantenha sua equipe a par dos padrões de segurança atuais, realizando reuniões de segurança em todos os departamentos. Teste funcionários com cenários de espionagem simulados para tornar seus funcionários menos suscetíveis à engenharia social. A melhor defesa é a conscientização e a experiência de treinamento.
Identifique informações que precisam ser protegidas. Concentre seus esforços na informação que é mais valiosa. Isso pode envolver consulta com assessoria jurídica e consultores de segurança externos. Proteja os dados que exigem investimento, tempo ou capital para gerar e que seriam difíceis de substituir. Isso pode incluir otimização do processo de engenharia, pesquisa em andamento, listas de clientes, dados de preferência do cliente ou planos estratégicos.




