Ao se exercitar ao ar livre em climas quentes, tente manter a sombra para evitar o superaquecimento.
Muitas coisas podem causar um superaquecimento do corpo durante o exercício. Quanto mais você se exercita, mais provável é que você superaqueça. Se você trabalha em um ambiente quente ou se a umidade é alta, isso também aumenta a probabilidade de superaquecimento. Superaquecimento durante o exercício pode ser perigoso; pode até levar a insolação, que pode ser fatal.
Evite exercitar em ambientes muito quentes
Pode parecer óbvio, mas é mais provável que você superaqueça ao fazer exercício ao ar livre em um clima muito quente. Umidade aumenta o risco de superaquecimento. Se você preferir se exercitar ao ar livre, tente fazê-lo pela manhã, antes que o dia fique muito quente e continue com áreas sombreadas. Se estiver excessivamente quente dentro de casa, use ventiladores para refrescar a sala antes de se exercitar.
Use roupas leves
Use roupas leves e folgadas para evitar o superaquecimento durante o exercício. Ao se exercitar ao ar livre em dias ensolarados, roupas de cores claras ajudarão você a se refrescar. Ao se exercitar em clima frio, vista-se em camadas para que você possa remover algumas roupas se começar a se sentir muito quente; exercícios vigorosos podem elevar significativamente a temperatura corporal mesmo em dias relativamente frios.
Beba muita água
Beber bastante água ajuda a prevenir a desidratação durante o exercício e também ajuda a evitar o superaquecimento. Um artigo na edição de junho do 4, 2007, do Los Angeles Times explica que beber água fria durante o exercício mantém você hidratado e frio, mas recomenda beber água na temperatura ambiente depois de um treino porque a água fria satura mais rápido e você bebe menos. A maioria dos especialistas recomenda não depender da sede para lhe dizer quanto deve beber, porque quando as pessoas sentem sede, elas já estão um pouco desidratadas. Em vez disso, apenas beba antes, durante e depois de um treino. Se se exercitar vigorosamente por longos períodos de tempo, você também pode querer ter algumas bebidas esportivas na mão.
Aplique compressas frias ou use um frasco de spray com água fria
Se você começar a ficar superaquecido durante o exercício, tente aplicar compressas frias para baixar a temperatura do corpo rapidamente. O Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos também sugere o uso de um borrifador para borrifar levemente com água fria. Isto é particularmente útil para pessoas que não suam tanto quanto normal (uma condição conhecida como anidrose, que pode ser causada por certas doenças como diabetes, doença de Parkinson, esclerose múltipla e alguns distúrbios metabólicos, bem como por alguns medicamentos), porque a água pulverizada na pele serve como uma espécie de suor artificial, que ajuda a manter o corpo fresco.