Um forte instinto de pastoreio faz com que os shelties se beliscem.
Smart, leal e carinhoso, shelties fazem grandes animais de estimação da família. Eles são fáceis de treinar e lidar, em parte porque estão ansiosos para agradar. Infelizmente, os shelties têm uma tendência hereditária que não é tão agradável: abater os humanos em um esforço para contorná-los, graças à sua longa herança pastoril.
Compreensão
Na maioria dos casos, um sheltie beliscando alguém calcanhar não é um sinal de agressão, mas uma expressão de gerações de instinto de pastoreio. Shelties foram criados e treinados para rebanho de ovelhas por beliscar em seus tornozelos. Este traço se manifesta hoje em tentativas de rebanho humanos, especialmente crianças, beliscando nos calcanhares, tornozelos e bainhas. Saber que o comportamento vem do instinto de pastoreio, não de agressão ou mau comportamento intencional, é importante para detê-lo. Seu sheltie precisa aprender que pastorear seres humanos é um comportamento inaceitável; no entanto, ele não deve ser tratado com muita severidade, pois está reagindo a uma situação por instinto, não para magoar alguém intencionalmente.
Surpreendente
Os filhotes freqüentemente se beliscam durante o jogo; é este roughhousing que os ajuda a aprender limites. Se um filhote morde muito forte, o mordido grita e o mordedor cessa. Da mesma forma, um humano pode parar um sheltie de beliscar, soltando "ai!" ou não!" quando ele belisca. As vacas são sensíveis ao descontentamento, e uma carranca ou "parada" com voz profunda deve desencorajar um Sheltie de beliscar. A idéia é chamar a atenção do cão imediatamente quando o mau comportamento ocorrer e ajudá-lo a entender que o comportamento é inaceitável.
Time Out
Não é exatamente o tempo que você daria a uma criança indisciplinada, mas tem o mesmo efeito. Como criaturas altamente sociais, os shelties anseiam por atenção. Simplesmente ignorar um sheltie por um minuto ou dois, muitas vezes, resultará nele tentando encontrar um caminho de volta para suas boas graças. Uma vez que ele perceba que beliscar resulta em isolamento social, é provável que ele pare. Para um cachorro ou filhote especialmente exuberante, alguns minutos em uma caixa ou canil podem ter o mesmo efeito.
comandos
A melhor maneira de manter um sheltie de beliscão é treiná-lo para obedecer a comandos específicos, como "sentar" ou "ficar". O treinamento básico de obediência requer tempo e prática consistente, mas é um modo efetivo de assumir o controle a qualquer momento em que seu sheltie morre ou exibe qualquer comportamento indesejado. Toda vez que ele age como se estivesse prestes a beliscar ou realmente começa a fazê-lo, use um comando para direcionar sua atenção para obedecer a você, fazendo com que ele pare. também fornece uma medida de segurança extra para um sheltie que decide rebanho carros ou animais que poderiam prejudicá-los.