Como Manter O Sistema Gastrointestinal Saudável

Autor: | Ultima Atualização:

Os alimentos certos podem facilitar a função digestiva.

Seu sistema digestivo é composto de várias partes complexas que trabalham em sinfonia para processar a comida que você come, absorver nutrientes e excretar resíduos. O sistema gastrointestinal consiste no estômago, intestino delgado e intestino grosso, assim como outros órgãos, incluindo o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas, que produzem ou armazenam fluidos digestivos. Mantenha estes órgãos saudáveis ​​e facilite a digestão normal comendo os alimentos certos e evitando aqueles que sobrecarregam o sistema gastrointestinal.

Coma mais pães integrais, massas e cereais. Substitua o arroz branco por arroz integral e outros grãos, como cevada e quinoa. Estes alimentos são ricos em fibras alimentares, o que ajuda na digestão. Fibra solúvel forma uma substância semelhante a gel no trato gastrointestinal que retarda a digestão, permitindo a absorção ideal de nutrientes. Fibra insolúvel acrescenta volume aos resíduos, auxiliando nos movimentos intestinais.

Adicione muitas frutas e legumes à sua dieta diária. Esses alimentos são ricos em fibras essenciais e também contêm vitaminas e minerais necessários para uma digestão saudável e absorção de nutrientes. Por exemplo, a vitamina B-1, também conhecida como tiamina, é necessária para ajudar seu corpo a digerir carboidratos e produzir energia.

Beba pelo menos seis a oito copos de líquido todos os dias. Seu sistema digestivo precisa de água para facilitar todos os processos que quebram a comida que você come. A água também é necessária para ajudar a dissolver as gorduras e fibras solúveis, permitindo-lhes mover-se facilmente através dos intestinos.

Reduza seu consumo de alimentos processados. Muitos alimentos embalados e de conveniência são ricos em sal, açúcar e gorduras e pobres em fibras essenciais, minerais e vitaminas. Eles também podem conter corantes artificiais, conservantes e aromatizantes, substâncias químicas que podem irritar o revestimento do trato digestivo e sobrecarregar o fígado, que filtra as toxinas do sangue.

Evite alimentos ricos em gorduras hidrogenadas ou trans e alimentos fritos. Estes incluem biscoitos, assados, congelados, fritas, anéis de cebola e donuts. Além disso, limite os alimentos ricos em gordura. Estes alimentos abrandam o sistema digestivo, aumentando o risco de obstipação, azia e úlceras estomacais.

Adicione iogurte desnatado, kefir e cebola à sua dieta. Estes alimentos são ricos em probióticos, que aumentam o crescimento de bactérias saudáveis ​​que existem naturalmente nos intestinos. Essas colônias de bactérias benéficas ajudam seu sistema gastrointestinal a digerir os alimentos e a absorver nutrientes. Eles também podem ajudar a apoiar o seu sistema imunológico, impedindo o crescimento de bactérias nocivas em seu corpo.

Faça atividade física regularmente. Isso ajuda o seu trato digestivo a melhorar os alimentos. Também ajuda a manter seu peso corporal. Estar acima do peso torna a digestão mais difícil.

dicas

  • Comer uma dieta rica em fibras ajuda o corpo a ter movimentos intestinais saudáveis; No entanto, se você comer muita fibra, pode causar constipação ou diarréia. Introduza fibras na sua dieta diária lentamente e beba muita água durante o dia.
  • É importante obter fibras solúveis e insolúveis em sua dieta. A fibra solúvel é encontrada em alimentos como aveia e frutas, enquanto a fibra insolúvel é encontrada em muitos grãos e vegetais. A maioria das frutas e legumes tem ambos os tipos de fibras em quantidades variadas.
  • Gorduras saudáveis ​​fazem parte de uma dieta diária equilibrada e necessária para a saúde geral. Coma alimentos que são ricos em gorduras boas - por exemplo, abacates, nozes e sementes.

Advertências

  • Se você tem Síndrome do Cólon Irritável ou SII, Doença de Crohn, intolerância à lactose, sensibilidade ao glúten ou qualquer outra doença que afete a digestão, consulte o seu médico ou nutricionista sobre quais alimentos podem ajudar a manter seu sistema gastrointestinal saudável.
  • Além disso, se você tem diabetes, colesterol alto ou doença cardíaca, consulte um médico ou nutricionista sobre o melhor plano de dieta para você.