Phlebotomists precisam de habilidades pessoais, bem como habilidades técnicas.
Flebotomistas processam solicitações de laboratório em ambientes médicos. Quando um paciente recebe uma ordem para fazer qualquer tipo de exame de sangue e se dirige para seu laboratório local, um flebotomista é quem normalmente desenha a amostra. Ao entrevistar um candidato para uma posição de flebotomista, procure uma qualidade de pessoal, bem como habilidades técnicas. Muitas pessoas temem ter sangue extraído, mas um bom flebotomista pode facilitar a experiência.
Olhe para a personalidade
É importante que alguém que lide regularmente com sangue e seringas tenha um comportamento agradável. Alguns pacientes acham que o processo de ter seu sangue extraído é traumático. Ao entrevistar um flebotomista, procure exemplos da vida real de como um candidato acalma os clientes e quais técnicas ele usaria para lidar com um paciente em pânico. Uma pergunta que você poderia fazer em uma entrevista é: "Sou um paciente com medo de agulhas, como você me deixaria mais confortável?"
Analisar Técnica
Quanto melhor técnica um flebotomista tiver em aderir um paciente, melhor será a experiência do paciente. Além de serem confiantes em seus níveis de habilidade, os flebotomistas são mais úteis quando conseguem atingir uma veia a cada vez, exceto em situações difíceis. Informe-se sobre suas habilidades e estatísticas para extrair sangue com sucesso, por exemplo, como eles lidam com o desenho de crianças. Uma maneira de perguntar sobre a técnica seria: "Como você lida com a impossibilidade de encontrar uma veia?"
Pergunte sobre a experiência anterior
Ao entrevistar candidatos para um cargo de flebotomista, informe-se sobre experiências anteriores. Pergunte se a experiência deles foi em um consultório ou laboratório e porque eles preferem um local em detrimento de outro. A resposta deve esclarecer se o candidato é ou não adequado para o ambiente do seu escritório. Um aluno recém-saído da escola ou treinando também pode ser um bom candidato. Há prós e contras para ambos, pois um pode ser mais treinável, enquanto o outro é mais hábil no tratamento de situações adversas, como lidar com uma veia que vaza no tecido circundante.
Pesar em discrição e habilidades de escritório
Phlebotomist não lida apenas com sangue e pacientes, mas eles também lidam com a papelada. Flebotomistas podem fazer o check-in dos pacientes quando eles entram no laboratório e recebem informações do seguro. Eles também processam os pedidos de laboratório e rotulam os espécimes para envio. Precisão e atenção aos detalhes são importantes quando se lida com informações médicas do paciente. Eles também precisam ser capazes de manter a privacidade e discrição em relação a esses detalhes. Uma boa pergunta a ser feita durante uma entrevista poderia ser: "Como você lidaria com o sangue de alguém que você conhecia?"