
Diga ao seu chefe porque você merece a promoção.
Uma entrevista interna pode ser uma experiência difícil, porque seu chefe vai querer ter certeza de que você foi purificado pelo fogo antes de lhe dar uma promoção de emprego. Muitos empregadores promovem de dentro, mas isso não significa que eles vão ser fáceis para você. Se você quer provar que você tem as coisas certas, você terá que trazer seu A-game. E não dê ouvidos a ninguém que tente deixá-lo à vontade. Se eles disserem que a entrevista é apenas uma formalidade, não é.
Entre no personagem antes de você ter que interpretar o papel. Se você foi escolhido para uma entrevista interna, é provável que os superiores tenham observado você. Já que eles já estão procurando, dê um show para eles. Na semana que antecede e na semana após a sua entrevista, comece a trabalhar com o 15 minutos antes e deixe o 15 minutos atrasado. Traga o seu almoço para que você não fique tentado a ficar longe de sua mesa por muito tempo. Vista-se como se você já tivesse o novo emprego fingindo que está estrelando em uma peça de teatro como uma versão melhor vestida, melhor funcionando e mais bem paga.
Conheça o trabalho. Não presuma que só porque você já trabalha para a empresa, você sabe tudo o que precisa saber sobre o trabalho que deseja. Faça sua lição de casa. Pergunte a outras pessoas na posição em que você está procurando o que o trabalho envolve. Se ninguém realizar o trabalho atualmente, pergunte aos colegas com quem você trabalha mais próximo caso a posição se torne sua. Aprenda os pontos fortes e fracos do trabalho e tenha uma ideia de como você poderia tornar o processo mais eficiente. Vá na entrevista com um plano de jogo, sabendo o que seu chefe precisa e como você vai conseguir.
Fale sobre seus pontos fortes e fracos. Não se coíbe de críticas construtivas. Fale sobre alguns dos erros que você cometeu durante o seu mandato e como aplicará o que aprendeu em sua nova posição. Peça um feedback honesto. Invente exemplos de como você já executou determinadas tarefas exigidas no novo trabalho e fale sobre seus sucessos. Pergunte ao seu chefe por que ele escolheu você para a entrevista e o que você pode fazer para melhorar suas chances. Mostrar interesse genuíno e que você não tem medo de falar por si mesmo. Tenha um portfólio de seu trabalho pronto, uma lista de referências e um currículo atualizado.
Prepare novas respostas para as mesmas perguntas da entrevista antiga. Não assuma que porque você está se candidatando a uma posição interna, eles não vão tratá-lo como um estranho. Seus entrevistadores vão querer saber o quão bem você pensa em seus pés, especialmente se eles conhecem você. Eles querem ter certeza de que você é a garota certa para o trabalho.
Entrevistas internas são feitas sob medida para tirar os funcionários existentes da sua zona de conforto. Esteja pronto para o desafio. Tenha respostas prontas para estas perguntas: Por que você quer este trabalho? Como você lida com o conflito? Qual é o seu estilo de liderança? Qual foi a decisão que você fez que mais tarde se arrependeu? Onde você se vê cinco anos? O que você fará diferente do que a última pessoa que ocupou essa posição? O que seu último chefe diria sobre você?
Não fale mal de ninguém. Seja gentil com seus colegas de trabalho e com a pessoa que realizou o trabalho antes de você. Mesmo que você esteja competindo pelo cargo, reconheça que você ainda é um colega. Ganhar ou perder, você ainda terá que trabalhar juntos. Se lhe perguntarem: "Por que deveríamos contratá-lo com o Bob?", Mencionem seus pontos fortes, não os pontos fracos de Bob.




