
Discipline seu periquito, retendo o reforço positivo.
Enquanto você pode pensar em disciplina como repreensão ou retaliação dura, os periquitos não vêem da mesma maneira. Um periquito não pode fazer a conexão lógica entre seu mau comportamento e sua reação severa. Em vez disso, faça uma abordagem moderada e calma para disciplinar seu pássaro e treiná-lo a se comportar.
Ignore seu pássaro quando ele se comportar mal. Quando seu periquito grita, ele está procurando por atenção, e até mesmo a atenção negativa é uma recompensa. Ignorá-lo até que ele pare lhe ensina que agir é fútil. Isso só funciona se você for consistente, então não ceda às demandas de atenção do seu pássaro. Apenas ignore comportamentos que estejam dentro da razão, como gritar. Se o seu pássaro morde, por exemplo, faça uma abordagem mais proativa.
Ensine seu pássaro através da repetição de que certos comportamentos geram resultados indesejáveis. Mais simplesmente, se seu pássaro se comportar mal, entregue uma conseqüência negativa removendo um privilégio. Um bom exemplo disso é se o seu pássaro te morde quando você está segurando ele. Quando isso acontece, calmamente, coloque-o no chão e espere alguns segundos antes de permitir que ele se apóie em você novamente. Faça isso toda vez que ele morde, e ele vai aprender que ele perde seu privilégio de perching quando ele morde. Seja sempre gentil e calmo ao fazer isso, porque se você agir frustrado ou manejar seu pássaro de uma forma brusca, ele só aprenderá a ter medo de você - o que pode levar a mais mordidas, não menos.
Elogie seu pássaro freqüentemente por bom comportamento e mostre a ele muita atenção. Ao fazer isso, uma resposta negativa, como ignorar o seu pássaro vai muito mais longe. Periquitos aprendem mais com a ausência de reações positivas do que com a presença de reações negativas.
Considere os sentimentos do seu periquito. Nem todas as aves são iguais, e o comportamento que interpretamos como "ruim" pode, na verdade, ser a tentativa do seu pássaro de enviar uma mensagem. Por exemplo, se seu pássaro continua a morder quando você o segura, e o método de disciplina não faz diferença ao longo do tempo, considere que talvez seu pássaro não queira ser segurado, e que colocá-lo no chão é uma recompensa para ele. . Da mesma forma, as aves raramente se comportam mal quando têm tudo o que precisam. Se seu pássaro gritar e agir em sua gaiola regularmente, ele pode ficar entediado, sozinho ou sem comer o suficiente.




