Como Converter Notas Promissórias Em Ações

Autor: | Ultima Atualização:

As notas promissórias são uma forma de dívida que lhe pagará juros e lhe devolverá o principal no vencimento. No entanto, pode ser de seu interesse, em algum momento, pedir à empresa emissora de notas que ela seja convertida em ações. Eles podem ficar felizes em fazer isso - especialmente se estiverem tendo dificuldades financeiras. Tenha em mente que as notas promissórias são geralmente emitidas para investidores como você, e não para credores ou credores, portanto, converter sua nota em ações (em outras palavras, a propriedade parcial da empresa) é muitas vezes uma possibilidade.

Opção de Conversão

Algumas notas promissórias são conversíveis na emissão; outros podem ser convertidos em patrimônio líquido em uma data futura por um preço de desconto, conforme especificado no prospecto da nota promissória. Como detentor de notas promissórias conversíveis, você tem a garantia de compartilhar o sucesso de uma empresa se seu negócio se tornar lucrativo. Sua empresa deve prometer a devolução do principal de investimento se você decidir não exercer a opção de conversão, o que significaria que sua nota promissória permaneceria apenas isso - uma nota promissória, que é apenas um empréstimo.

Conversão Organizada pelo Tribunal

Se o emissor da sua nota passar por uma reestruturação da dívida - em outras palavras, alguma forma de falência - pode ser necessário buscar sua conversão de patrimônio em acordos judiciais. Isso pode incluir reduzir sua taxa de juros, reduzir seu principal de empréstimo ou estender sua data de vencimento. Em alguns casos, a conversão da equidade pode ser a única opção aprovada pelo tribunal se uma empresa não puder aceitar acordos de pagamento. Nesse ponto, sua melhor esperança para o reembolso é que a empresa possa reverter suas fortunas e produzir lucros futuros. Você está apostando que é uma alternativa melhor do que perder seus investimentos se a empresa for obrigada a liquidar porque muito poucos titulares de notas aceitarão o capital em vez de pagamentos de empréstimos.

Conversão Voluntária

Notas promissórias como dívida são menos arriscadas em comparação com investimentos diretos de capital. Assim, as empresas incorrem em custos de financiamento mais baixos usando notas promissórias do que poderiam oferecer participações societárias. No entanto, as empresas são obrigadas a fazer pagamentos regulares de juros em notas promissórias, o que pode ser um fardo se a empresa passar por um período de baixo fluxo de caixa. Se o crescimento é esperado para o futuro, a empresa e você podem se unir e concordar com uma conversão. Ele pode aliviar a empresa do passivo da dívida atual, e você pode ganhar retornos de ações mais altos no futuro.

Nota Reatribuição

Você encontrará situações em que uma empresa não desejará fazer essa conversão. Se seu negócio está indo bem e pode arcar com os requisitos de pagamento da dívida, não tem motivação para fazer a mudança. Nesse caso, você precisará reatribuir e vender suas notas promissórias para outros investidores e investir os recursos diretamente no patrimônio da empresa, se quiser ter uma parte dela. Isso está bem, a menos que tais ações sejam especificamente proibidas na oferta de notas. Investimentos de capital em um negócio potencialmente lucrativo podem lhe dar um retorno mais alto, mas mudar investimentos para capital também pode ser arriscado se você julgar mal o potencial de crescimento futuro de uma empresa. Como sempre, seus investimentos serão bem-sucedidos ou falharão com base na sua capacidade de ler as folhas de chá e prever o futuro.