Sempre permaneça positivo, mesmo quando estiver lidando com perguntas difíceis.
Ser demitido pode ser uma experiência traumática. E não menos importante entre suas preocupações pode ser como o seu término afetará sua busca de emprego. Mas fique tranqüilo - muitas pessoas são recontratadas depois de uma demissão, e você também se você lidar com isso corretamente. Pense adiante sobre como você vai discutir isso em uma entrevista.
Empresa anterior
Antes de começar a se candidatar a novos empregos, lembre-se de que qualquer possível novo empregador entrará em contato com sua antiga empresa para referência. O que eles dizem precisa concordar com o modo como você descreverá sua situação. Entre em contato com o gerente de recursos humanos da empresa de onde foi demitido e pergunte sobre sua política de referência. É possível fazê-lo concordar apenas em confirmar as datas em que trabalhou na empresa e deixá-las assim - sem fazer referência à sua demissão.
Não levante isso
Você quer estar pronto para a pergunta "por que você deixou o seu último emprego", mas não faça você mesmo; afinal, é possível que não seja perguntado. Portanto, não suba voluntariamente o assunto sozinho. Acima de tudo, não fale amargamente sobre o seu ex-empregador ou coloque a culpa em mais ninguém por sua situação - isso levantará bandeiras vermelhas para o entrevistador.
Não minta
Não é uma boa ideia ser direto demais em ser demitido, mas é igualmente imprudente mentir. Esta é uma situação em que tudo está na apresentação. Não negue que você foi terminado; em vez disso, fale sobre como sua empresa anterior não era uma boa combinação para seu conjunto de habilidades ou se você e seu chefe anterior concordaram mutuamente que você seria mais produtivo em uma configuração diferente. Se for aplicável, você também pode falar sobre como um novo chefe queria trazer sua própria equipe. Pense em uma maneira criativa e ao mesmo tempo verdadeira de lidar com sua situação específica, evitando falar mal de alguém da sua empresa anterior.
Vire o assunto
Use sua resposta como um pivô para um tópico mais voltado para o futuro. Você pode falar sobre como você acredita que suas habilidades são muito melhores para essa empresa, ou como você está ansioso para aplicar as duras lições de sua última posição, depois de uma reflexão madura sobre o que aprendeu. Digamos que você esteja animado para enfrentar novos desafios e trazer os benefícios de seu crescimento profissional para essa nova situação.