Concentre-se no positivo, mesmo que você não goste da maioria dos aspectos do seu trabalho atual.
Quando você está no meio de uma entrevista de emprego, quase não há como fugir da inevitável pergunta: o que você gosta e não gosta do seu emprego atual? Enquanto você pode ver isso como sua chance de soar sobre os empregadores em um esforço para mostrar seu desejo por um novo, essa tática pode realmente voltar a machucá-lo, já que os novos empregadores podem vê-lo como ingrato ou desrespeitoso. Em vez disso, prepare-se para essa pergunta usando-a como uma chance de exibir as qualidades que os empregadores estão procurando em sua nova contratação.
Faça uma lista de "gostei" e "não goste" de seus empregos atuais ou mais recentes, anotando quantas coisas você puder pensar sobre as condições de trabalho, seus requisitos de trabalho, seus chefes e colegas de trabalho e a cultura da empresa. Seja o mais honesto possível - isso é apenas para os seus olhos, então não há problema em dizer "meu chefe é um idiota" - apenas saiba que você não será capaz de ser tão franco quando a entrevista real aparecer. Quando possível, anote também a parte "por que"; por exemplo, detalhe por que você acha que seu chefe é um idiota.
Leia e releia a descrição do trabalho para o qual você está se candidatando, para ter uma boa idéia do que o empregador está procurando em sua nova contratação. Imprima a descrição do trabalho e sublinhe os adjetivos que o empregador usou para descrever o trabalho e a empresa. Por exemplo, o empregador pode estar à procura de alguém que seja "colaborativo" ou "detalhista" ou que a empresa possa ser descrita como "de ponta" ou "em crescimento".
Compare sua lista de gostos e não gosta com a descrição do trabalho, para encontrar os locais onde as descrições fazem e não se cruzam. Por exemplo, se você gostou de trabalhar de forma independente e o trabalho descreve a posição como colaborativa, provavelmente desejará evitar mencionar seu desejo de trabalho independente. Se você gostou de projetos desafiadores e a descrição do trabalho menciona algo semelhante, você saberá que vale a pena mencionar durante a entrevista.
Faça uma nova lista de "curtir" e "não gostar", com base na descrição do trabalho e nas suas preferências pessoais. Durante a entrevista, os gerentes de contratação estarão à procura de pistas de que você é o candidato certo para o trabalho, então esta é sua chance de adaptar suas respostas ao que o empregador está procurando. Mantenha-se positivo em suas respostas e nunca fale mal de um empregador atual ou antigo.
Memorize a nova lista e peça a um amigo que o ensine através de uma entrevista simulada, perguntando-lhe outras perguntas possíveis sobre a entrevista, bem como perguntando sobre seus gostos e desgostos em seu trabalho atual. Peça ao amigo para avaliar suas respostas e fornecer feedback sobre como você pode melhorar suas respostas.
Ponta
- Em alguns casos, o preenchimento das listas "curtir e não gostar" pode ajudar você a determinar que o novo trabalho não é o certo para você. Nesse caso, você pode ter que reconsiderar se deseja continuar o trabalho. Isso também pode ajudá-lo a ver que você precisa considerar um novo plano de carreira ou buscar outro treinamento profissional para encontrar o emprego certo para você.