Você Pode Obter Outro Gatinho Depois Que Um Morre De Fip?

Autor: | Ultima Atualização:

Coronavírus é muito comum em gatos domésticos.

A peritonite infecciosa felina é uma doença mortal em gatinhos e gatos adultos, e se um de seus animais de estimação faleceu recentemente, qualquer preocupação em adotar um novato pode ter alguma validade. Quando as palavras "infecciosas" ou "contagiosas" estão envolvidas, pode ser difícil não ser um pouco cauteloso.

O que é o FIP?

Peritonite infecciosa felina é o nome de uma doença viral que resulta da presença do coronavírus felino, um vírus prevalente que causa estragos nas células intestinais de um gato. Se um gato é simplesmente um portador de coronavírus felino, ele pode não notar nenhum sintoma desconfortável ou doloroso. Muitos gatos possuem o vírus sem nunca terem dificuldades ou problemas. No entanto, em casos raros e infelizes, o coronavírus pode se transformar na condição freqüentemente mortal, FIP.

Idade

Os gatinhos são especialmente suscetíveis ao FIP, assim como os gatos mais velhos. O FIP é mais problemático para gatos que não têm um sistema imunológico especialmente forte - pense nos muito jovens e idosos. A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell diz que a doença ocorre principalmente em gatinhos com idade inferior a 2, embora possa afetar todos os felinos. A Escola de Medicina Veterinária da UC Davis relata que, em pequeninos filhotes, a transmissão geralmente ocorre cerca de 9 semanas, embora isso varie.

Doença contagiosa

Apesar de seu nome, a peritonite infecciosa felina não é muito contagiosa, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. A condição raramente passa de um gato para outro. Se você está preocupado que os pertences do seu gatinho atrasado irá transmitir o vírus para o seu novo gatinho, não seja. É totalmente seguro conseguir um novo gatinho neste momento. Uma vez que o coronavírus se transforma em FIP, ele não é mais contagioso. O coronavírus em si é contagioso, mas normalmente só traz sintomas muito menores, como fezes aquosas, espirros e nariz escorrendo. Felizmente, muitos gatos nem mesmo experimentam esses sintomas irritantes. É extremamente raro que o coronavírus se transforme em FIP.

Medidas preventivas

Embora um novo gatinho não consiga contratar o FIP do outro gatinho que o passou, isso não significa que ele tenha imunidade contra o coronavírus. Se você mora em uma casa com vários gatos, esse vírus é sempre uma possibilidade. Mantenha sempre todos os gatos e gatinhos que você tenha completamente seguro contra o perigo limpando suas caixas de areia. Afinal, o vírus é geralmente transmitido pela ingestão acidental de fezes infectadas - não é bom. Se você mantiver um ambiente vivo para seus gatos que seja saudável e não seja apertado, a segurança não é uma meta impossível - ufa.