
A crítica construtiva, quando entregue e bem recebida, pode ser valiosa.
A crítica é como uma visita ao dentista: ninguém quer experimentá-lo e às vezes é doloroso, mas impede uma deterioração ainda maior. Quando tratada com profissionalismo por parte do entregador e do destinatário, a crítica construtiva pode ser uma ferramenta poderosa para remover um obstáculo impedindo que um funcionário alcance todo o seu potencial.
Elementos de crítica construtiva
A intenção benevolente é a marca da crítica construtiva. É uma orientação sem julgamento que ajudará o destinatário a melhorar seu desempenho e seguir em frente em sua carreira. Para ser útil, a crítica deve identificar comportamentos específicos e evitar áreas subjetivas como a atitude ou os processos de pensamento do funcionário. Acima de tudo, deve incluir um curso de ação alternativo sugerido para dar ao funcionário um caminho a seguir.
Entregando Crítica
Se você é o chefe que tem que entregar a mensagem, gaste algum tempo planejando essa conversa. Pense no resultado específico que você deseja - quais comportamentos deseja interromper e o que deseja ver o funcionário ao invés disso. Escolha um local privado para a conversa e, não importa o quanto o desempenho do funcionário incomode você, deixe suas emoções de lado antes de iniciar a conversa. Mantenha um tom uniforme durante a discussão e use as declarações “I” para evitar ficar pessoal. Por exemplo, em vez de dizer: "Seu trabalho está sempre atrasado", diga "Estou recebendo muita pressão com relação a prazos perdidos e preciso da sua ajuda para melhorar nosso histórico".
Recebendo Crítica
Se você está recebendo, não dê desculpas ou lute com contra-acusações, não importa o quanto a crítica dói. Paráfrase o que você ouviu para demonstrar que você entendeu, por exemplo, "Então você está dizendo que meus relatórios não são apoiados por pesquisa suficiente?" Se a crítica é vaga, pedir exemplos específicos e para orientação sobre como você pode melhorar seu desempenho. Embora seja provavelmente a última coisa que você queira fazer, agradeça ao chefe por sua preocupação e depois vá embora para pensar sobre isso. Pergunte a si mesmo se a crítica tem alguma legitimidade e se alterar seu comportamento acabará beneficiando você na forma de aumentos e promoções.
dar seguimento
A crítica construtiva só é útil se levar a um comportamento alterado. Se você for o destinatário, tente fazer os ajustes que seu chefe sugeriu e, depois de algumas semanas, agende uma reunião de acompanhamento para obter feedback sobre como sua nova abordagem está funcionando. Aceite que ajustes adicionais podem ser necessários e lembre-se de que tudo isso foi desenvolvido para ajudá-lo a ter sucesso. Se você é o chefe, forneça ao funcionário um feedback positivo sobre as mudanças que ele fez e demonstre apreço por seus esforços. Se mais mudanças forem necessárias, chame-o de volta para uma consulta de acompanhamento, mas certifique-se de começar a elogiá-lo por sua melhora e adote a orientação de acompanhamento em termos de um esforço para ajudá-lo a se sair ainda melhor.




