Exercícios De Natação Livre Para Velocidade

Autor: | Ultima Atualização:

Para nadar com estilo livre rápido, você precisa ter um golpe eficiente.

Nadar freestyle rápido nem sempre é sobre acariciar tão rápido quanto você pode ou exercer a máxima potência na água. O grande velocista russo Alexander Popov teve menos golpes por duração da piscina do que muitos nadadores distantes de classe mundial. De acordo com o Dr. Gary Hall, nadador e pesquisador de natação, você pode melhorar sua corrida de freestyle mantendo uma posição corporal alongada, mantendo a cabeça baixa enquanto nada para reduzir o arrasto e puxar debaixo d'água com um cotovelo alto, o que também reduz o arrasto.

Eficiência

Os treinos de nado livre para velocidade normalmente envolvem uma série de sprints curtos, como sprints 10 de jardas 50 ou 100, com um breve descanso de 15 para 30 segundos entre cada sprint. Dr. Hall recomenda usar o treino para tentar ficar mais rápido à medida que você progride na série de sprints. Perto do final de cada série de sprints 10, você sentirá a picada do ácido lático se acumulando em seus músculos. Como resultado, siga estes exercícios de sprint com um mergulho fácil de jardas 200 para esfriar.

Variedade

Exercícios de sprint envolvem manter seu ritmo de corrida desejado ao longo de uma série de distâncias estabelecidas, mas isso não significa que você deve se entediar apenas correndo sem parar. À medida que você se torna mais rápido e confortável nadando na velocidade do sprint, adicione variedade e desafio aumentando a velocidade dos 50s. Além disso, o US Open Water Swimming Connection recomenda um conjunto de sprints que alterna sprints com chutes ou aumenta ou diminui a quantidade de descanso que você leva entre os sprints.

Técnica

A posição do corpo na água também é essencial para os treinos de sprint corretos. Dr. Hall observa que os freestylers rápidos giram seus corpos ao longo de um longo eixo, quebrando seus quadris e ombros de um lado para o outro. Essa contra-rotação permite que seus braços se envolvam em mais grupos musculares e gerem uma força contra a qual puxar. Ao focar na velocidade, concentre-se em usar seu núcleo para impulsionar seu estilo livre, para que você não esteja tentando nadar rapidamente com apenas os braços e as pernas.

Brocas manuais

Adicione exercícios projetados para melhorar sua eficiência, auxiliando na memória muscular que você precisará ao correr. Por exemplo, nade com as mãos cerradas em punhos. Você não se sentirá muito rápido, mas nadar com os punhos torna você mais sensível ao poder de atração de seu antebraço. Quando você reabre sua mão, seu golpe se sente muito mais forte e poderoso, permitindo uma melhor velocidade.

Agilizar brocas

Outro exercício útil é chamado de “o toque e vai”, também conhecido como “freestyle catch-up”. Esta broca envolve manter uma mão à sua frente até que a outra mão complete sua tração submersa e se recupere para a posição avançada, tocando sua mão oposta e ativando a tração desse lado. Esta broca treina você para manter sua aerodinâmica por mais tempo e também aumenta sua velocidade, já que está nessa posição - um braço na frente e o outro tendo completado a tração - que o corpo está viajando mais rápido, diz Hall.