
As avaliações comparáveis devem estar todas no mesmo bairro e ser casas semelhantes.
A Freddie Mac (Federal Home Loan Mortgage Corporation) tem requisitos de avaliação bastante rigorosos, o mais importante, em relação à independência e à perícia dos avaliadores aprovados. Criar avaliações de propriedades precisas é um desafio sempre que o mercado imobiliário está em fluxo, seja aquecendo ou esfriando. Estabelecer um valor justo de mercado apropriado depende da comparação de vendas recentes (geralmente dentro de seis meses) de casas semelhantes no mesmo bairro. Familiarizar-se com os padrões de avaliação da Freddie Mac ajuda você a se tornar um comprador ou vendedor mais experiente.
Requisitos de independência do avaliador
Desde o "colapso" imobiliário da 2007, todos os principais compradores do mercado de hipotecas secundárias, incluindo a Freddie Mac, reforçaram suas regras determinando que os avaliadores certificados devem ser terceiros independentes para as vendas de casas. O AIR se aplica a todas as avaliações domésticas unifamiliares e de duas a quatro unidades originadas depois de outubro 15, 2010. Todos os avaliadores devem ser certificados e licenciados pelo estado em que a residência existe para concluir as avaliações da Freddie Mac. Avaliadores contratados pelos credores devem ser "devidamente treinados e qualificados" para gerar avaliações razoáveis, de acordo com o site da Freddie Mac.
Avaliadores não selecionados pelos credores
Credores hipotecários não podem aceitar avaliadores escolhidos por corretores de hipotecas ou agentes imobiliários, independentemente da sua formação e experiência. De acordo com o site da Freddie Mac, suas exigências de avaliação não permitem mais avaliações de profissionais "selecionados, retidos ou compensados" por uma hipoteca ou corretora de imóveis. Este requisito de avaliação da Freddie Mac destina-se a garantir ainda mais a independência, objetividade e precisão da avaliação do imóvel.
Avaliações credíveis
Os avaliadores devem aderir às Normas Uniformes de Práticas de Avaliação Profissional. Os credores devem fornecer aos avaliadores o contrato de venda, se for uma compra, termos do financiamento solicitado, informações sobre quaisquer concessões monetárias fora dos termos do contrato e quaisquer requisitos adicionais do credor. O pessoal do credor deve ser devidamente treinado para analisar a avaliação para garantir que a opinião do avaliador justifique o valor declarado. Por exemplo, todos os ajustes para as três ou mais vendas comparáveis devem ser lógicos e razoáveis.
Dados de vendas comparáveis
As avaliações devem incluir comparáveis apropriados. Os avaliadores devem certificar que esses comparáveis são as vendas recentes mais semelhantes para a propriedade do assunto. O número e a quantidade de todos os ajustes devem ser suportados e razoáveis. Caso os ajustes sejam altos ou o número de ajustes pareça excessivo, o Freddie Mac pode questionar a propriedade das casas comparáveis. O ônus recai sobre o avaliador para certificar que os comparáveis utilizados são os imóveis mais semelhantes vendidos na área imediata.
Qualidade de Avaliação
Os credores devem monitorar e determinar a precisão das avaliações para o Freddie Mac. É altamente recomendável que os credores sigam as diretrizes de melhores práticas da Freddie Mac para garantir a precisão da avaliação. A Freddie Mac recomenda o uso de modelos de avaliação automatizados respeitados, como o Home Value Explorer, o Home Value Calibrator ou outras ferramentas de avaliação semelhantes para apoiar a precisão das avaliações. Os credores devem ter procedimentos para lidar com quaisquer indicações que sugiram que a avaliação de uma casa está em questão. Os credores podem pedir uma segunda avaliação quando aparecerem perguntas sobre avaliação.




