
Alimentos com baixo teor de sódio, como frutas e vegetais frescos, mantêm os rins saudáveis.
Seus rins filtram seu sangue para remover resíduos e evitar que toxinas perigosas se acumulem em seu corpo. Certas doenças danificam os rins ao longo do tempo, incluindo pressão alta, diabetes descontrolado e distúrbios auto-imunes. Manter seus rins saudáveis envolve o gerenciamento de todas as doenças potencialmente prejudiciais e a manutenção de uma dieta saudável que promova o funcionamento adequado.
Proteína Baixa
A degradação de proteínas, seja da ingestão alimentar ou dos músculos, cria um subproduto chamado uréia. Demasiada uréia no sangue faz você se sentir doente e interrompe a função renal, de acordo com a Faculdade de Medicina da Divisão de Nefrologia de Wisconsin. Se você já tem doença renal em estágio inicial, seu médico pode prescrever uma dieta baixa em proteínas. Substitua os alimentos ricos em proteínas, como carne, ovos e laticínios, por grãos, grãos e vegetais com baixo teor de proteínas.
Sódio baixo
Seu corpo precisa de sódio para muitos processos fisiológicos, mas o excesso de sódio no sangue faz com que você retenha líquido extra. Muito líquido no seu sistema aumenta a pressão sanguínea e força seus rins a trabalhar mais. O Programa Nacional de Educação para Doenças Renais observa que a maior parte do sódio nas dietas americanas vem de alimentos embalados e para viagem. Para diminuir sua ingestão de sódio, procure por rótulos de alimentos que digam sódio ou sal; sódio reduzido, baixo ou muito baixo; sem sal; levemente salgado; ou sem sal adicionado. Coma alimentos frescos sempre que possível e lave os vegetais, peixe, feijão e carnes enlatados antes de comer. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças sugerem que as pessoas com doença renal limitam sua ingestão diária de sódio a 1,500 miligramas.
Baixo potássio
O potássio mantém os músculos funcionando corretamente, incluindo o coração. No entanto, o mineral tem um limite muito baixo de concentração no sangue que seus rins mantêm de perto; o excesso de potássio no sangue dos rins doentes pode causar um batimento cardíaco irregular ou interromper completamente o seu batimento, de acordo com o Medical College of Wisconsin. Você pode diminuir o risco de um aumento perigoso de potássio, limitando a ingestão de alimentos ricos em potássio, incluindo frutas cítricas, bananas, chocolate, batata, melão, substitutos do sal, frutas secas e produtos farelo. Escolha maçãs, uvas, peras, pepinos, cebolas, arroz, cranberries, brócolis, repolho, cenoura, berinjela, pimentão e abobrinha.
Baixo fósforo
O fósforo e o cálcio trabalham juntos para manter os ossos fortes. Seu corpo também precisa de cálcio no sangue para uma função muscular eficiente. Suas concentrações sangüíneas se equilibram inversamente; quanto mais fósforo você tiver, menos cálcio terá no sangue e vice-versa. Os danos nos rins permitem que o fósforo se acumule no sangue, fazendo com que os níveis de cálcio diminuam. A fim de preservar a atividade muscular, seu corpo começa a extrair cálcio dos ossos, o que os enfraquece e pode levar à osteoporose. Para evitar ossos fracos e quebradiços, diminua os alimentos ricos em fósforo, como refrigerantes, leite, iogurte, queijo duro, sardinha, frango e fígado bovino. Queijos macios, como queijo cremoso e brie, a maioria das frutas e legumes, sorvete de refrigerante e não-cola contêm muito pouco fósforo.
Ferro de alta
Pessoas com doença renal avançada normalmente precisam de ferro extra em suas dietas, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Muitas das melhores fontes de ferro, como carnes, aves e fígado, são alimentos que aqueles com doença renal devem limitar. Escolha feijões, cereais fortificados com ferro e suplementos para aumentar sua ingestão de ferro.




