O exercício pode estimular a ovulação saudável.
O exercício é bom para sua saúde reprodutiva. Exercícios regulares e moderados podem ajudar a garantir a produção ideal de estrogênio e progesterona, aumentando as chances de uma ovulação saudável. Uma rotina de exercícios diários também pode proteger contra os efeitos negativos que a obesidade e o estresse podem ter sobre sua fertilidade. A chave para tirar o máximo proveito do exercício durante a ovulação é ter cuidado para evitar exageros - muito exercício pode realmente impedir a ovulação.
Benefícios do exercício durante a ovulação
O exercício é um grande fator de estresse, e isso pode ser valioso para sua saúde reprodutiva. Um aumento nos hormônios do estresse, como o cortisol, pode diminuir ou interromper o hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), um hormônio vital para a ovulação saudável. Esses mesmos hormônios do estresse também podem aumentar os hormônios inibidores da gonadotrofina, que atuam na prevenção da produção de GnRH. O exercício pode reduzir os níveis de estresse, incentivando a ovulação saudável. Se você é obeso, exercitar-se para perder peso e ajudar a reprimir a produção excessiva de estrogênio pode aumentar suas chances de engravidar.
Efeito do exercício na ovulação
O exercício leve a moderado não terá um efeito negativo na ovulação. Você pode continuar sua rotina normal de exercícios durante todo o seu ciclo menstrual, sem causar uma alteração na produção de hormônios. O exercício excessivo, no entanto, pode reduzir drasticamente os níveis de estrogênio e progesterona, atrasando a ovulação ou mesmo suprimindo-a completamente. O que é considerado "muito" exercício varia de mulher para mulher. Em um estudo publicado na edição de março 2012 de "Fertilidade e Esterilidade", a Dra. Jessica Scotchie, endocrinologista reprodutiva, sugere que mulheres com peso normal e que se exercitam vigorosamente por mais de cinco horas por semana podem impedir a ovulação. Isso pode reduzir suas chances de conceber até 42 por cento. Um sinal de que você pode precisar reduzir é se tiver períodos irregulares ou ausentes. Ciclos irregulares também podem ser causados por outras condições graves, por isso, verifique com seu médico se as coisas estão erradas.
Efeito da ovulação no exercício
Na maioria dos casos, a ovulação não terá qualquer efeito sobre o exercício. Algumas mulheres experimentam dor de ovulação que pode ser leve a grave, com uma duração que varia de um par de horas a dois dias. A dor leve a moderada pode ser tratada com analgésicos de venda livre e geralmente não interfere na sua capacidade de se exercitar. Converse com seu médico sobre qualquer dor severa que você possa ter.
Exercícios saudáveis durante a ovulação
Enquanto qualquer exercício moderado é bom durante a ovulação, exercícios aeróbicos como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar estimulam a produção de endorfina, o que é bom para alívio do estresse e saúde mental. Eles aumentam a frequência cardíaca o suficiente para serem eficazes sem exagerar. Realizar uma dessas atividades a uma taxa moderada para 30 a 60 minutos por dia é uma excelente maneira de se manter saudável.