Descrição Do Trabalho Do Enterprise Data Architect

Autor: | Ultima Atualização:

Os arquitetos de dados corporativos estabelecem estratégias para o uso de dados no local de trabalho.

Arquiteturas projetam estruturas. As estruturas projetadas por arquitetos tradicionais incluem casas e outros edifícios. As estruturas projetadas por arquitetos de dados não são tão tangíveis, mas são tão importantes quanto. Arquitetos de dados são responsáveis ​​pela estrutura de dados. Considere os aplicativos e bancos de dados que você usou. O que você vê na tela do seu computador é apenas uma interface de usuário. O arquiteto de dados precisa olhar mais fundo não apenas para ver como os dados são usados ​​e armazenados, mas também para encontrar maneiras de aproveitar ao máximo esses dados da maneira mais segura possível. Um arquiteto de dados corporativos é responsável por todos os tipos de dados em uma empresa ou corporação multidivisional.

Função de trabalho

O principal objetivo de um arquiteto de dados corporativo é manter os dados facilmente acessíveis e precisos. Para atingir esse objetivo, este arquiteto analisa, refina e implementa padrões de dados. Exemplos de padrões de dados incluem aqueles que definem como os dados são categorizados ou como códigos alfanuméricos são atribuídos para representar produtos específicos, clientes e outros tipos de dados. Depois de coletar informações sobre o uso de dados no local de trabalho, esse arquiteto cria um blueprint ou roteiro, mostrando processos e serviços que afetam o uso de dados e os padrões de dados. O arquiteto, em seguida, trabalha com gerentes de projeto e parceiros de negócios para implementar esse design.

Habilidades

Um arquiteto de dados corporativos deve ser um bom comunicador. Muito do seu papel envolve ouvir os usuários de negócios para entender suas necessidades de dados. O arquiteto deve ser capaz de falar diretamente com esses usuários, falando em termos que eles entendam - isso significa que ela deve ter bons conhecimentos de negócios e ser capaz de explicar conceitos técnicos sem usar termos técnicos complexos. O arquiteto de dados corporativos também deve ter excelentes habilidades organizacionais e a capacidade de reconhecer e apresentar relacionamentos entre dados, tipos de dados e processos de negócios, criando fluxogramas e outros diagramas.

Requisitos

Antes de se tornar um arquiteto de dados corporativos, um candidato qualificado deve ter experiência como arquiteto de dados e um histórico de trabalho com equipes para resolver problemas de dados corporativos. Do ponto de vista técnico, o arquiteto corporativo deve ter conhecimento prático de métodos de modelagem de dados, bancos de dados, data warehouses, dados mestres e metadados. Do ponto de vista de negócios, ela deve ter experiência como analista de negócios para lidar com a melhoria de processos de negócios com usuários de finanças, compras, qualidade, recursos humanos e outros departamentos.

Educação e Compensação

A maioria das empresas contratantes espera que um arquiteto de dados corporativos tenha um diploma de bacharel em ciência da computação e um Master of Business Administration. Os candidatos devem ter pelo menos 10 anos de experiência em design de banco de dados, data warehousing e modelagem de dados. O treinamento especializado deve incluir arquitetura empresarial, gerenciamento de projetos, Oracle, SQL, DB2 e software de modelagem de dados. De acordo com Robert Half Technology, os arquitetos de dados podem esperar um salário inicial entre $ 104,250 e $ 143,500 no 2013.