
Correr escadas pode fortalecer os joelhos ou enfraquecê-los.
Correr escadas é um treino eficaz para o fortalecimento de cardio e perna, além de você não ter que desembolsar dinheiro em equipamentos caros, como um corredor de escada. Exercícios de alto impacto, como corrida, podem afetar a saúde dos ossos, inclusive os joelhos. A síndrome da dor patelofemoral, ou PPS, também conhecida como Joelho do Corredor, causa estresse no joelho quando você corre com frequência. Aprendendo os efeitos de subir escadas de joelhos, você pode evitar lesões e melhorar sua saúde.
Músculos da perna
Construir os principais músculos das pernas pode ajudar a fortalecer e proteger os joelhos de lesões. Os músculos tensos da panturrilha e dos isquiotibiais pressionam os joelhos. Os músculos fracos da coxa, ou quadríceps, podem fazer com que a patela se mova para fora do lugar durante a corrida. Correr escadas ajuda a fortalecer esses músculos ao redor do joelho, o que ajuda a protegê-los de lesões como o PPS. Ao subir escadas, você está impulsionando o corpo para frente e para cima, o que envolve mais os músculos do que a corrida normal em uma superfície plana.
Pressão óssea
A atividade cardiovascular, como a corrida, tem alto impacto e é eficaz para fortalecer os ossos, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. No entanto, para alguns adultos mais velhos, o impacto sobre os ossos é muito alto e pode causar efeitos adversos, como dor nas costas ou dor no joelho. Correr escadas pode colocar pressão sobre os joelhos, aplicando uma força equivalente a quatro vezes o peso do corpo. Se você não sofre de doenças relacionadas a ossos, como osteoporose, a escada é segura e pode fortalecer os joelhos e ajudar a prevenir doenças ósseas.
Problemas no Joelho
Correr escadas freqüentemente pode levar a lesões graves nos joelhos, se você tiver artrite na área. A falta de cartilagem nos joelhos pode causar dor, dor ou joelhos duros. Correr escadas desgasta os joelhos ainda mais, o que pode piorar os sintomas. Opte por um treino cardiovascular de baixo impacto, como nadar ou caminhar, se tiver artrite ou osteoporose.
Considerações
Você pode efetivamente gerenciar ou prevenir vários ferimentos relacionados ao joelho tomando precauções. Corra em escadas almofadadas e realize no máximo três sessões de treino por semana. Gelo seus joelhos quando você sentir dor na área e descansar por pelo menos dois dias. Compre um par de tênis que amortecem seus arcos e articulações. Substitua os tênis desgastados ou conserte-os.




