Comunicação Eficaz Na Vida De Um Diretor

Autor: | Ultima Atualização:

Uma comunicação eficaz pode ajudar a promover o sucesso do aluno.

Os diretores das escolas, como os maestros de orquestra, devem monitorar o desempenho de uma coleção de indivíduos, dando-lhes pistas sobre o que fazer e quando fazer. Se o fizerem com eficácia, produzirão ambientes de aprendizagem positivos, nos quais alunos, funcionários e pais trabalham juntos em harmonia melódica. Se eles falharem, os ambientes escolares podem sofrer, produzindo um sentimento de caos discordante. Para os diretores das escolas, a ferramenta mais útil para realizar essa façanha aparentemente inatingível não é algo que possa ser mantido na mão, mas sim uma ferramenta amorfa - comunicação eficaz.

Estando disponível

De lidar com problemas de comportamento estudantil até o orçamento da escola, os diretores estão ocupados. Eles não devem, no entanto, permitir que sua ocupação os deixe difíceis de alcançar. Os diretores devem passar grandes porções de seus dias nos corredores e salas de aula, colocando-se à disposição de todos, afirma Sandra Harris para o “Education World”. Ao caminhar pela escola, diretores devem conversar cordialmente com os membros da comunidade escolar, dizendo olá e perguntando como vai o seu dia. Diretores também devem ser facilmente acessados ​​por telefone ou e-mail, retornando ligações e e-mails prontamente, para mostrar aos membros da comunidade que suas vozes estão sendo ouvidas.

Escuta

Diretores não podem simplesmente ficar em seus escritórios, abrindo suas portas apenas para dispensar comandos para a equipe, em seguida, trancando-se e enterrando suas cabeças em papelada mais uma vez. Para se comunicar de forma eficaz, os diretores devem estar sempre cientes dos acontecimentos em suas escolas ouvindo seus funcionários, alunos e pais. Ao buscar informações, os diretores devem fazer perguntas significativas, dedicando sua atenção às pessoas a quem estão falando e buscando esclarecimentos quando não entendem, afirma a fonte de informações educacionais Líderes Educacionais, patrocinada pelo Ministério da Educação da Nova Zelândia.

Mantendo o Tato

Nem toda notícia que o diretor entrega será positiva. Os diretores muitas vezes enfrentam a formidável tarefa de dizer aos professores que trabalham duro que precisam intensificar seu jogo ou informar aos pais que seus filhos que se comportam mal devem mudar seus hábitos. Para manter o controle sobre a escola e evitar prejudicar relacionamentos frágeis, os diretores devem entregar essas mensagens desagradáveis ​​com tato. Como relata Harris, os diretores bem-sucedidos comunicam essas falácias sem colocar a culpa ou soando excessivamente severos, deixando que os destinatários da mensagem saibam o que precisa mudar sem criar inimigos no processo.

Comunicação focada na visão

Embora os diretores devam se comunicar com seus funcionários regularmente sobre pequenas coisas operacionais, eles também devem dedicar tempo e energia para compartilhar comunicações ricas em visão com outras pessoas da comunidade escolar, sugerem Viriginia L. Keil, a diretora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade. de Toledo, e Endell R. McConnahan, diretor da escola Falk, em um artigo co-escrito publicado na publicação da Associação Nacional de Diretores de Escolas Secundárias, “Conexões”. Para construir e manter culturas escolares fortes e saudáveis, os diretores devem comunicar visões de suas escolas por escrito, publicando-as visivelmente e incluindo-as em manuais e boletins informativos, bem como comentar verbalmente o grau em que as ações dos funcionários e alunos estão de acordo com essas visões.