
Quer esteja a renovar a sua casa ou edifício existente a partir do zero, a sua escolha de material de cobertura é um factor importante na construção. Se você decidiu telhas em vez de telhas ou metal, escolha a opção ecológica que se adapte ao seu clima. Se você estiver removendo telhas velhas para dar espaço a resinas compostas, solares, fibrocimento ou trepidações, verifique com sua autoridade de resíduos sólidos locais para descobrir quais opções de reciclagem existem, ou venda ou doe telhas e telhas intactas para recuperação.
Telhas solares
Uma opção de telhado ecológica é telhas solares. Essas células fotovoltaicas são do tamanho e forma das telhas comuns, mas elas coletam a energia do sol para uso como eletricidade. Em alguns casos, os proprietários podem vender energia excedente para a companhia elétrica. O número de telhas solares necessárias para alimentar toda a sua casa depende do tamanho da sua casa e do seu uso típico de energia, mas até a instalação de algumas pode ajudar. Não é necessário substituir todo o seu telhado - integre estas células ao seu telhado existente. (Veja Referências 3)
Telhas Compostas Recicladas
Telhas sintéticas feitas de materiais reciclados, como plásticos e pneus velhos são outra opção ecologicamente correta. Essas telhas podem ser feitas para parecer com telhas de cedro, ardósia ou asfalto, mas são muito mais leves e melhores para o meio ambiente. Compósitos sintéticos não requerem retardadores de chama ou inibidores de algas, e alguns são até resistentes a granizo e a mofo. Não há diretrizes de fabricação padronizadas para essas telhas, portanto, não se sabe se elas podem desaparecer ou se desgastar com o tempo. Não se esqueça de perguntar à autoridade local do prédio se os códigos de construção permitem a instalação de telhas sintéticas. Alguns materiais podem não ser testados para problemas de qualidade da água. (Ver Referências 1 e Referências 2, página 7)
Cimento De Fibra
Telhas de fibrocimento imitam a aparência de materiais de cobertura mais tradicionais; Procure por produtos feitos de cimento e fibra de origem local, ou pasta de papel reciclada. O produto acabado tem o peso de uma telha, mas a aparência de uma telha. Alguns construtores questionaram o desempenho das telhas de fibrocimento em locais com flutuações de temperatura severas, portanto, verifique com a autoridade do prédio local antes de comprar. (Veja Referências 2, página 7)
Madeira
A madeira não é a melhor opção para o seu telhado, em termos ambientais, porque requer a derrubada de árvores e pode exigir a substituição freqüente de telhas individuais em áreas úmidas. A madeira é, no entanto, um recurso renovável. Algumas áreas históricas exigem telhas de madeira para manter a autenticidade da casa, então procure por madeira de origem local certificada sustentável pelo Forest Stewardship Council - você verá o selo FSC na embalagem. Embora raras, as telhas de madeira deixadas sem tratamento ainda resistem à podridão se forem feitas de madeira naturalmente resistente à podridão, como cedro e cipreste, então escolha telhas sem tratamento se você puder encontrá-las. (Veja Referências 2, página 7)




