Não Assuma Que Você Sabe O Que Seu Parceiro Está Realmente Sentindo

Autor: | Ultima Atualização:

Muitas vezes temos a tendência de pensar que, só porque conhecemos bem alguém, sabemos o que está acontecendo na cabeça deles. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de relacionamentos. Nós passamos todos os dias com essa pessoa, conhecemos seus hábitos e como eles reagem às coisas, e finalmente traduzimos isso em pensar que sabemos o que os impulsiona emocionalmente. Mas isso é um erro.

O simples fato é que, mesmo se você é casado com alguém por 50 anos, você não sabe o que é estar dentro de sua cabeça. Há coisas que as pessoas fazem a partir de motivações psicológicas profundamente arraigadas que talvez nem compreendam completamente. Então, pensar que você sabe o que eles estão sentindo, ou por que eles estão fazendo algo, é um esforço infrutífero, e muitas vezes destrutivo.

O problema em pensar que você sabe o que está acontecendo sob o capô emocional de seu parceiro é que, em última análise, você não está olhando para o motor deles, está olhando para o seu próprio. Você vê o comportamento deles e depois o interpreta através de sua própria lente - sua própria estrutura emocional, sua própria história, sua própria psicologia. O que você acaba, então, é um híbrido de vocês dois, e muito provavelmente isso não tem nada a ver com a realidade.

Quando você começa a pensar que conhece a motivação de uma pessoa para fazer as coisas, ela se torna uma ladeira escorregadia que leva a todos os tipos de ressentimento e raiva. E a pior parte é que você está provavelmente se ressentindo de algo que nem existe. Claro, a ação que te incomodou existe, mas a razão para essa ação é desconhecida, o que significa que você não tem base para se apoiar quando se trata de julgar essa motivação.

A melhor coisa que você pode fazer, então, é permitir a graça para o seu parceiro quando ele faz algo que você acha que foi mal motivado. Se eles fazem algo que te machuca, obviamente é importante que eles saibam disso. Mas deixe por isso mesmo. Não tente projetar neles porque eles fizeram isso. Afinal, há todo um coquetel de motivações psicológicas que faz com que todos façam o que fazemos. Supondo que você saiba o que está no coquetel, seu parceiro só vai levar a mais problemas no futuro.

Para obter mais orientações, experimente o Lasting, um aplicativo com base científica apoiado pelo The Nest dedicado à melhoria da saúde do seu casamento ou relacionamento.