Um Assinante Co-Signatário Da Falência Afeta O Mutuário Principal?

Autor: | Ultima Atualização:

Você pode não esperar, mas a fortuna financeira do seu co-signatário pode ir para o sul.

Se o seu crédito é menos do que adequado, um co-signatário com grande crédito pode ser sua tábua de salvação. Por co-assinatura, ela se torna igualmente responsável pelo empréstimo. Isso pode ser suficiente para convencer um credor a permitir que você faça uma hipoteca ou um empréstimo automático. Se o seu co-signatário pedir falência mais tarde, no entanto, isso acabará com sua obrigação de pagar se você não pagar o empréstimo.

O impacto em você

Só porque seu pai ou amigo co-assinou seu empréstimo não faz sua falência sua falência. Seu arquivamento não aparecerá em seu relatório de crédito e não afetará sua responsabilidade pelo empréstimo ou alterará os termos que você assinou. Legalmente, você tem que manter os pagamentos tanto quanto quando o seu co-signatário foi solvente. Contanto que você faça, seu credor não deve ter qualquer motivo para reclamar da perda do seu co-signatário.

Se você for padrão

A co-assinatura tem sido descrita como garantia de um empréstimo que o banco não considera um investimento seguro. Se o empréstimo é realmente mais do que você pode manipular, o credor não é obrigado a tentar espremer o dinheiro de você. Em vez disso, a empresa pode ir atrás de seu co-signatário, se você padrão, o que permite que você saia do gancho. No entanto, se o seu co-signatário pedir a falência, isso não será mais uma opção. Você é então o único que seu credor buscará para o pagamento.

Cônjuges Falidos

Se o seu cônjuge co-assinou o empréstimo com você, sua falência ainda não afeta o empréstimo. Muitos de seus bens e rendimentos vão pagar seus credores, então você pode achar mais difícil pagar o empréstimo e suas outras dívidas a cada mês. Se você tiver quaisquer ativos de propriedade conjunta, o tribunal de falências poderá confiscar e vender. As leis variam muito entre os estados, então vocês dois devem conversar com um advogado da bancarrota sobre a sua situação.

Grande surpresa

Você não pode ver qualquer chance de seu co-signatário ir à falência. O objetivo de ter um co-signatário é que ela é alguém com excelente crédito. No entanto, não é preciso muito para mudar isso - um longo período de desemprego ou uma doença grave com grandes contas médicas é muitas vezes o necessário. O banco pode não estar feliz que as finanças do seu co-signatário tenham azedado, mas não pode mudar as condições do empréstimo apenas por causa disso. Enquanto você permanecer atual, você deve estar em terreno seguro.