
"Andar do lado de fora machuca meus pés, mas eu queria te pegar um floco de neve."
As patas de Misty são tão sensíveis quanto suas mãos ou pés. Durante o inverno, os dedos dos pés ficarão frios enquanto se esgueiram pela neve. No verão, ela pode ser suscetível a queimaduras do pavimento quente. Você precisará inspecionar rotineiramente suas patas, mesmo que ela não goste de você tocar seus pés.
Sensibilidade
Mesmo que gatinhos tenham almofadas sensíveis no fundo de suas patas, eles estão acostumados a andar por aí em temperaturas ligeiramente extremas. Você provavelmente não andaria descalço na neve, mas seu felino acumula uma tolerância, permitindo que ela acompanhe sua caçada. Misty também sente a temperatura pelo nariz. Se você aquecer seu jantar, ela provavelmente vai ter o nariz perto para sentir o quão quente é, ao invés de pegá-lo em suas patas.
Preocupações
Durante os períodos de temperaturas muito baixas, as patinhas frágeis de Misty podem se tornar frias muito rapidamente, levando à dormência. Se ela continuar a andar de um lado para o outro no pátio, pegando flocos de neve, ela pode facilmente sofrer queimaduras de frio, já que a sensação em suas patas fica mais fraca.
O mesmo tipo de coisa acontece em tardes sufocantes de verão. Quando ela corre pela calçada para perseguir um pássaro, a calçada escaldante pode queimar alguns dos receptores em suas patas. Ela não vai notar o quão quente o cimento realmente é, mas ela vai acabar tendo um pouco de dormência. Se você não a trouxer de volta para dentro de casa imediatamente, ela pode acabar com queimaduras graves.
Outras sensibilidades da pata
Não são apenas as patas de Misty sensíveis à temperatura, elas são extremamente sensíveis ao movimento. Na natureza, os gatos sentem suas presas capturadas com suas patas. Eles estão sentindo um ritmo cardíaco ou o menor movimento no peito que indica que a vítima ainda está respirando.
Você pode ver seu felino doméstico imitando esse comportamento em casa. Ao invés de apenas pegar seu rato de brinquedo, ela vai bater nele com as patas ou ficar de pé sobre ele, certificando-se de que ele está morto antes de pegá-lo em sua boca.
Cuidado especial
Inspecione as patas de seu ronronante durante sua massagem noturna. Ela ficará feliz em ter um pouco de tempo com você, e você poderá checar seus pés enquanto relaxa. Olhe em cada espaço entre os dedos dos pés, remova qualquer fragmento e observe se há feridas em suas patas - mesmo que ela seja um gatinho só para uso interno. Se ela tem uma ferida aberta que cheira mal, sangra ou vaza pus, leve-a ao veterinário o mais rápido possível.
Por último, durante temperaturas extremas, quentes ou frias, você vai querer manter suas pás macias e saudáveis, aplicando um hidratante aprovado pelo veterinário. Esses produtos ajudam a evitar rachaduras e ressecamento.




