As Desvantagens Do Tratamento Com Terapia De Iodo Radioativo Para Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Ao tratar o meu hipertireoidismo, seguimos a rota "sem armas nucleares".

A terapia com iodo radioativo está se tornando o tratamento de escolha para os felinos com hipertireoidismo. No entanto, pode não ser o melhor tratamento para o seu gato em particular. Pese os prós e contras de vários tratamentos e discuta as opções com o seu veterinário.

Terapia Radioativa com Iodo

Os gatos com hipertireoidismo sofrem de glândulas tireoideanas hiperativas, circulando muito hormônio tireoidiano através de seu sistema e afetando quase todos os órgãos. Terapia de iodo radioativo oferece uma cura através de uma injeção simples que retorna a função da tireóide para níveis normais. No entanto, porque o seu gato ficará radioativo por vários dias após receber a injeção, precauções devem ser tomadas durante e após o tratamento. Enquanto o tratamento é bastante caro, a longo prazo pode ser mais barato do que medicação e está em pé de igualdade com o tratamento cirúrgico.

Instalações Limitadas

Nem todas as instalações veterinárias executam o procedimento. Se a instalação mais próxima está longe, há o estresse ou a viagem para você e para a Fluffy, assim como possíveis despesas de hotel e outras despesas de viagem. Uma vez que você terá que deixar seu gato na instalação por vários dias ou mais, não é uma questão de deixá-lo em um hospital veterinário distante e, em seguida, pegá-lo no dia seguinte. Requer duas viagens de ida e volta para você.

Medicamentos

Se o seu gato requer medicamentos diários para outros problemas que não o hipertireoidismo, ele não é um candidato para terapia com iodo radioativo. Somente as necessidades básicas - comida, água e limpeza rápida da cama - são fornecidas pelos técnicos veterinários durante a internação do seu gato. Ele é radioativo, então não é seguro nem mesmo para humanos vestindo roupas de proteção para passar muito tempo ao redor dele. Dar-lhe medicação uma ou duas vezes por dia não é uma opção, embora se é um medicamento que pode ser misturado com sua comida, é algo que você poderia discutir com a equipe veterinária na instalação.

Isolamento

Você não pode visitar Fluffy durante a sua estadia na clínica veterinária. Se você não consegue ficar longe dele, ou se ele fica muito estressado ou assustado quando você não está por perto, esse isolamento pode ser difícil. Uma vez que seus níveis de radiação baixem e você possa trazê-lo para casa, você ainda tem que mantê-lo longe de crianças pequenas e mulheres grávidas, pois ele passará pequenas quantidades de iodo radioativo através de sua urina por aproximadamente duas semanas. Ele também não pode dormir com você durante esse tempo, e a instalação irá informá-lo sobre arranjos especiais que você terá que fazer para descartar sua ninhada.

Alternativas

Se a terapia com iodo radioativo não funcionar para você e seu gato, existem alternativas disponíveis. Seu gato pode receber metimazol, um medicamento que inibe a produção de hormônios da tireóide. Você terá que dar a ele essa droga duas vezes ao dia pelo resto de sua vida, que trata, mas não cura a condição. Fofo pode ser um candidato para uma tireoidectomia, cirurgia para remover as glândulas tireóides, o que geralmente resulta em uma cura. Pode não ser uma opção para um gato frágil que não deve ser anestesiado. Está disponível uma dieta de prescrição que diminui o hormônio da tireoide, mas para que isso funcione, seu gato não pode comer nenhum outro alimento.