
Cronyism não tem lugar em um local de trabalho bem administrado.
O clientelismo é uma razão comum para os funcionários começarem a sentir uma sensação de injustiça e descontentamento no local de trabalho. Você saberá que o favoritismo está em ação quando você descobre que o novo gerente que não consegue acertar nada é a cunhada do chefe. Na prática, o nepotismo é definido como a contratação de alguém com base em amizade, amizade ou associação familiar, em vez de qualificação. Além de incomodar funcionários realmente qualificados, contratar pessoas pelos motivos errados prejudica os resultados financeiros da empresa.
Oportunidades avançadas
Contratar seus amigos ou familiares para trabalhar para você pode soar como uma ótima idéia até que você comece a mostrar favoritismo quando chegar a hora de preencher cargos. Dado que você gasta muito tempo fora do local de trabalho com os funcionários, você pode se sentir compelido a promovê-los mais rápido do que os outros, mantendo-os felizes em eventos familiares ou noites de boliche no processo. Outros funcionários logo perceberão isso, imaginando por que sua senioridade e habilidades não foram suficientes ou, mais cáusticamente, por que apenas seus amigos foram considerados para o lugar. E então, há um risco muito real de colocar pessoas não qualificadas em trabalhos importantes.
Direito e Preguiça
Os funcionários que acham que não podem ser demitidos devido ao relacionamento com você podem não ter um bom desempenho. Ou eles podem sentir que merecem mais com base nas razões por trás de sua contratação. Isso pode incluir salários mais altos, mais tempo de férias ou um horário anormalmente flexível. Essas pessoas geralmente parecem desmotivadas para ganhar seus benefícios e renda, ainda que misteriosamente tenham mais de ambas do que outras. O maior problema é que os funcionários desmotivados são menos produtivos, prejudicando seus negócios e desapontando os clientes. Isso, por sua vez, desmotiva todos os demais - um frustrante efeito de bola de neve.
Seguindo as regras
As políticas da empresa não significam nada se todos não as seguirem. Não aparecer para sessões de treinamento e reuniões, entregar um trabalho desleixado ou fornecer um serviço frouxo ao cliente são sinais que essas pessoas não acham que as regras se aplicam a elas. Outros funcionários notam os intervalos de almoço excessivamente longos, saem cedo e chegam algumas horas depois de todo mundo. A questão mais importante é que o desrespeito geral às regras e políticas da empresa começa a ferver sob a superfície. Antes que você perceba, você perdeu o controle de todos.
Contratação Forçada
Uma questão complexa para você como gerente é quando seu chefe decide que seu amigo ou membro da família vai trabalhar "com" você. Essa pessoa sabe que seu chefe é realmente seu chefe, não você. Na prática, seu chefe está forçando você a contratar alguém que normalmente não faria. Na melhor das hipóteses, essa pessoa será percebida como uma pessoa de fora por outros funcionários, causando desconforto. Além de uma falta geral de preocupação com as regras, esses companheiros também podem minar sua autoridade, fazendo com que você perca o controle de seu pessoal. Finalmente, é difícil para você confiar nessas pessoas porque as vê como olhos e ouvidos de uma autoridade desconhecida.




