Critérios Para Ser Um Pastor

Autor: | Ultima Atualização:

O termo "pastor" é derivado das palavras hebraica e grega para "pastor".

Um pastor ministra a pessoas espiritualmente, tipicamente liderando uma igreja ou congregação cristã. O título pode ser usado informalmente, como chamar alguém que ensina um sermão como pastor. No entanto, em um nível mais profundo, a Bíblia afirma que caráter e competência são essenciais. Cada denominação mantém seus próprios critérios para se tornar pastor, incluindo o que é considerado um nível aceitável de educação e experiência. Use essas diretrizes para criar suas etapas de ação para a escola de divindade, estágios ou ordenação.

Caráter Pessoal

Um pastor reconhece que ninguém mede até Jesus, mas que sua vida é o ideal para perseguir e modelar os outros. Isso inclui ter integridade ou estar "acima de reprovação", conforme resumido pelo apóstolo Paulo. Princípios bíblicos para líderes cristãos incluem ser temperado, autocontrolado, respeitável, hospitaleiro, gentil, não dado à embriaguez, não briguento e não um amante do dinheiro. Denominações e igrejas normalmente incorporam essas qualidades no processo de entrevista; da mesma forma, os anciãos ou membros do conselho da igreja podem usá-los para orientar suas decisões de contratação.

Casa

O ideal bíblico para a família de um líder cristão é uma omissão no casamento a uma pessoa que apóia seu chamado e ajuda a guiar seus filhos espiritualmente. Uma casa forte e madura como essa não será perfeita, mas pode dar provas de que, se um pastor puder cuidar bem de sua vida familiar, ele poderá ser encarregado de cuidar de uma igreja.

Competente

A Bíblia diz que o papel do pastor é "preparar o povo de Deus para as obras de serviço, para que o corpo de Cristo seja edificado". Uma vez que um pastor é confiado com a obra de Deus, ele deve ser capaz de ensinar os outros e se opor a falsos ensinos. As faculdades bíblicas e as escolas de divindade tradicionalmente equipam seus alunos com as habilidades necessárias. Seus currículos e professores podem ajudar a avaliar se uma pessoa tem o espírito de ensino necessário para funcionar como líder da igreja.

Liderança

A liderança é necessária para que os pastores façam seu trabalho com eficiência. Você trabalhará com comitês congregacionais que se concentram em metas para a igreja e, com freqüência, espera-se que você comunique uma visão de onde a igreja está indo. Além disso, pode ser sua responsabilidade supervisionar as pessoas e os recursos necessários para concluir a tarefa e definir o que constitui o sucesso, de modo que as habilidades gerenciais e administrativas também sejam importantes.

Cuidar

Os pastores geralmente fornecem cuidado espiritual, encorajamento ou aconselhamento para os membros da congregação. Isso envolve amar genuinamente os outros, para que você possa atendê-los em momentos de necessidade, como visitar o hospital ou lamentar-se com aqueles que sofrem uma perda. Sem um espírito de cuidado genuíno, as pessoas provavelmente concluirão que você não está lá para ajudá-las em sua jornada de fé.