
Agora que você está fora da escola e é financeiramente responsável por si mesmo e talvez pelo seu parceiro, é hora de sentar, rever suas finanças e criar um orçamento doméstico. Construir e manter um orçamento pode parecer doloroso e entediante, mas, no final, ajudará você a atingir suas metas financeiras e a evitar gastos excessivos. Com o tempo, você adquirirá o hábito de fazer orçamentos e nem sequer se lembrará de como era a vida sem um.
Despesas e Rendimentos
Antes que você possa orçamento, você precisa saber quanto dinheiro está chegando e quanto você está gastando ou deixando de lado. A maneira mais rápida de controlar suas despesas é levar um bloco de notas com você e anotar cada despesa, como um café com leite ou uma barra de chocolate, depois de comprá-lo. Recolha seus recibos e contas do mês e some tudo. Adicione seus recibos de pagamento, declarações de juros e qualquer outra fonte de geração de renda para determinar seus ganhos mensais.
Métodos
O método que você usa para criar e manter o controle de seu orçamento deve ser um com o qual você se sinta confortável. Você pode aproveitar o uso de um programa de software que se conecta automaticamente ao seu banco e a outras contas e envia lembretes de data de vencimento, ou que usa gráficos e tabelas para mostrar seus gastos e receitas. Se você usa vários computadores, pode se beneficiar de um programa baseado na web que pode ser acessado de qualquer lugar. Se você quiser algo mais simples, use o software de planilhas para criar um orçamento ou ficar com um orçamento de caneta e papel.
Metas
Um orçamento será mais útil para você a longo prazo se você usá-lo para definir e manter metas. Considere suas metas financeiras para o momento e para o longo prazo. Se você gostaria de começar a economizar para uma casa, faça disso uma categoria em seu orçamento. Você também pode usar seu orçamento para pagar quaisquer dívidas que você tenha, como dívidas de cartão de crédito atrasadas ou empréstimos estudantis.
Cortando o Orçamento
Depois de calcular suas despesas a cada mês e adicionar sua meta financeira, você poderá descobrir que sua renda não cobre tudo. Pode ser necessário ajustar suas despesas cortando itens de luxo, como lattes diários ou sapatos caros, para que você possa pagar dívidas ou atingir outras metas. Em alguns casos, você pode precisar aparar outras coisas mais necessárias para fazer face às despesas, como cortar o uso de eletricidade ou obter um plano de telefone celular mais barato.




