A comunicação clara entre supervisores e membros da equipe mantém todos à frente.
Se seu supervisor não estiver se comunicando com você regularmente, você pode começar a se perguntar por quê. Talvez você não seja valorizado o suficiente para justificar qualquer atenção - e talvez seja apenas uma questão de tempo antes de ser dispensado. A falta de comunicação dos supervisores pode ser tão prejudicial para a motivação e a produtividade quanto a falta de comunicação. Os membros da equipe precisam saber o que se espera deles, o desempenho deles e o que está acontecendo na organização que pode afetar seus esforços. Mas os supervisores também precisam ouvir os funcionários. Eles precisam saber como as atividades estão progredindo e quais obstáculos podem estar ficando no caminho do sucesso
Comunicação significativa
Existe uma ligação direta entre empresas de alto desempenho e comunicação significativa que elimina a ambigüidade. Líderes fornecem metas e orientações claras. Os membros da equipe relatam resultados precisos que orientam as melhores decisões possíveis. Quaisquer problemas ou questões que surgem ao longo do caminho para os resultados são repassados aos líderes, que então comunicam quaisquer mudanças ou esclarecimentos à direção já fornecida. Quando os membros da equipe estão autorizados a participar de processos de tomada de decisão e ideias de voz, eles ganham um interesse no resultado, o que aumenta seu nível de comprometimento com o sucesso e a propriedade dos resultados.
Ferramentas de Comunicação
não deve confiar em memorandos, e-mails ou mensagens instantâneas para se comunicar. Reuniões diretas e discussões face a face preenchem os espaços em branco, minimizando a probabilidade de interpretar mal a mensagem. Expressões faciais e linguagem corporal acrescentam sinais não-verbais que sinalizam atitude e compreensão. Um membro da equipe pode dizer que ela entende a direção de um supervisor, mas sua expressão pode sinalizar dúvida ou apreensão. Os supervisores devem se comunicar regularmente por meio de reuniões de equipe, além de aproveitar as oportunidades de treinamento e orientação. Os funcionários devem aproveitar as reuniões e as políticas de portas abertas não apenas para manter o supervisor informado, mas também para fazer perguntas.
Oportunidade e Tom
Os supervisores devem fornecer feedback oportuno aos funcionários quando as coisas correrem bem e quando é necessário melhorar - mas o feedback negativo não precisa ser negativo. Críticas construtivas ajudam os membros da equipe a pensar em como fazer melhor da próxima vez. A crítica destrutiva é desmotivadora. Fornecer feedback que agregue valor cria confiança e apoia a formação de equipes. Os membros da equipe sempre sabem onde estão. Feedback positivo imediato motiva os funcionários a continuarem a fazer o bem. O feedback negativo imediato que não é destrutivo impede que os funcionários repitam erros ou os incentivam a encontrar maneiras melhores de prosseguir. Esperar até a hora de uma avaliação de desempenho anual não fornece nenhum valor positivo
Profissionalismo
Se as comunicações são de ponto a ponto, de supervisor para funcionário ou de membro para supervisor, elas devem sempre ser profissionais . Do ponto de vista da linguagem, profissionalismo significa nunca xingar, evitar gírias, e tentar ser gramaticalmente correto o suficiente para soar educado sem exagerar - você não precisa parecer um professor de inglês. Quando se trata de pistas não verbais, lembre-se de que a postura é importante. Mantenha as costas retas e mantenha a cabeça erguida para mostrar confiança. Evite mexer e trabalhe para manter contato visual. Afinal de contas, uma comunicação eficaz é tanto sobre como uma mensagem está sendo enviada quanto sobre o que a mensagem contém.