Desacelerar o descontentamento do seu chefe com um pedido de desculpas.
Quando algo dá errado no local de trabalho, ir ao seu empregador e pedir desculpas por sua parte no evento infeliz pode parecer tão arriscado quanto chegar muito perto de uma guilhotina - essas coisas cortam as cabeças. Isso não significa, no entanto, que você deva evitar desculpas quando elas forem necessárias. Dizer o seu pesar - embora seja difícil de fazer - pode ajudar muito o seu empregador. Em vez de permitir que o seu medo de uma decapitação figurativa evite que você ofereça seu pedido de desculpas, torne-se um especialista em desculpas que pode pedir desculpas sem admitir transgressões.
Tempo seu direito de desculpas
Quando você pede desculpas pode ser tão importante quanto o que você diz, diz Frank Parnoy, autor do livro "Espere". Se algo menos que maravilhoso aconteceu no trabalho, seu primeiro instinto pode ser oferecer seu pedido de desculpas e tirá-lo do caminho. Na verdade, permitir que o pó assente antes de falar com o seu empregador é muitas vezes a melhor opção. Dê tempo para o seu empregador se acalmar - especialmente se ela é notoriamente de cabeça quente. Depois de um dia ou dois, fale com ela, oferecendo-lhe: “Sinto muito”. Seja cuidadoso, no entanto, para não deixar passar muito tempo; se você esperar muito tempo, corre o risco de seu pedido de desculpas abrindo uma ferida antiga e fazendo mais mal do que bem.
Concentre-se nos sentimentos
Em vez de concentrar seu pedido de desculpas em uma ação, centre seus sentimentos em torno dos sentimentos que seu chefe está experimentando. Tome um conselho do especialista em desculpas Taram Chansky, Ph. D., que sugere que você ofereça um pedido de desculpas do tipo: "Sinto muito por você estar passando por tanto estresse agora". Ao apresentar esta declaração de arrependimento ao seu empregador , você mostra a ela que está genuinamente descontente com seu desconforto emocional sem comentar se você é culpado pelo que o chefe estressou.
Inclua um "Sinto muito"
São apenas duas palavras, não deveria ser tão difícil de dizer. Em vez de dançar em torno de um pedido de desculpas, dizendo qualquer coisa, mas esta frase muito importante, deixar claro que você está de fato se desculpando, usando uma declaração de desculpas inconfundível, sugere Guy Winch, Ph.D., escrevendo em "Psychology Today". Apenas cuspa, dizendo ao seu empregador “me desculpe” ou “peço desculpas” diretamente. Ao fazer isso, você pode deixar bem claro que o que você está fazendo constitui um pedido de desculpas. Se você parar de dizer "me desculpe", seu pedido de desculpas, não importa o quão bem trabalhado, provavelmente será para nada.
Incluir Planejamento Futuro
Você não precisa admitir o que fez para dizer o que não fará no futuro. Independentemente de você estar disposto a admitir o mal que você está se desculpando, você pode declarar planos futuros que incluem especificamente não repetir essa ação. Por exemplo, se você está dizendo que lamenta que a empresa tenha perdido um cliente recentemente - um infeliz incidente pelo qual você pode ou não ser culpado - você pode aumentar a credibilidade do seu pedido de desculpas dizendo algo como: “Avançando, farei da manutenção dos clientes uma prioridade máxima.” Esse compromisso de sua parte pode amenizar quaisquer preocupações que seu empregador possa ter quanto ao seu desempenho futuro.