Você pode escolher tratar uma variedade de populações como assistente social clínico.
Dois tipos diferentes de assistentes sociais ajudam as pessoas: aqueles que aconselham as pessoas e aqueles que trabalham diretamente com pessoas que enfrentam desafios difíceis em suas vidas. É o assistente social clínico que diagnostica e trata clientes com problemas emocionais, comportamentais ou mentais. Uma carreira como assistente social clínico pode ser desafiadora e gratificante e você encontrará muitas oportunidades no mercado de trabalho. O Bureau of Labor Statistics prevê um aumento percentual de 25 na necessidade de assistentes sociais, pelo menos através da 2020.
Educação
Depois de obter um diploma de bacharel, de preferência um que tenha como foco o trabalho social, você precisará passar mais dois anos fazendo um mestrado em serviço social, ou MSW. Durante esse período, você fará um estágio ou supervisionará o treinamento no trabalho. Você desenvolverá uma especialidade e aprenderá as habilidades especiais necessárias para avaliar clientes, gerenciar uma carga de trabalho e supervisionar outras pessoas em uma instalação ou consultório particular. Para começar a aconselhar os clientes, você precisará de uma licença do seu estado que exija que você gaste cerca de 3,000 horas sob a supervisão de um supervisor clínico, e então você deve passar no exame de licenciamento do seu estado.
Opções
Uma vez licenciado, você tem uma variedade de opções para escolher, dependendo da sua especialidade. Se você é especialista em aconselhamento familiar, pode decidir sair por conta própria e abrir um consultório particular. Você pode obter referências de uma série de fontes, bem como anunciar seus serviços em particular. Escolas, hospitais e agências governamentais estão entre os maiores empregadores de assistentes sociais clínicos. Aconselhamento sobre abuso de substâncias é outra arena que contrata assistentes sociais clínicos que trabalham em centros de tratamento e consultórios particulares. Como assistente social geriátrico, você encontrará uma população crescente precisando de seus serviços em casas de repouso e outras instalações de aposentadoria.
Habilidades
Você precisa ter habilidades de observação eficazes para avaliar e avaliar clientes, porque seus clientes nem sempre serão capazes de lhe dizer exatamente o que está errado. Ao incentivá-los a falar sobre seus sentimentos e experiências passadas, você os ajuda a chegar a soluções para seus desafios emocionais e de relacionamento. A terapia que você fornece ocorre em configurações individuais, familiares e de grupo. Você vai desenvolver agendas e planos de tratamento para suas várias sessões de terapia e confiar em uma lista de referência completa quando os clientes precisam de apoio adicional, como moradia, assistência legal ou médica. Regularmente, você avalia clientes e mantém documentação detalhada sobre o progresso deles.
Padrões
Você terá que seguir as diretrizes federais sobre confidencialidade com seus clientes e, se quiser aderir ao mais alto nível de ética profissional, poderá usar o código de ética da Associação Nacional de Assistentes Sociais para orientar seu trabalho. Sob o código, você deve aprender tudo o que puder sobre os grupos de pessoas que escolher tratar, incluindo a sexualidade e os antecedentes culturais. Respeitar seus clientes e seus pares é outra grande parte do credo dos assistentes sociais e inclui manter uma atitude positiva em relação aos outros. Para realmente adotar o código de ética da NASW, você concorda em não discriminar ninguém e defender a eliminação e a prevenção da discriminação em todas as frentes.