A fofoca é uma característica do ciúme no ambiente de trabalho.
O ciúme do trabalho pode lembrar você do ensino médio novamente - garotas competindo pelo lugar de líder de torcida ou atletas competindo pelo posição de quarterback. A inveja muitas vezes existe no trabalho porque os subordinados tentam ocupar cargos de gerência e o chefe nem sempre toma decisões imparciais. Relacionamentos competitivos no local de trabalho acrescentam combustível ao fogo, tornando o ambiente tenso e desagradável. No final, o ciúme pode levar a conflitos, resultando em sentimentos feridos e desapontamento para aqueles que são evitados ou ignorados.
Fofoca
Quando o ciúme existe no trabalho, a fofoca geralmente faz parte do problema resultante. De acordo com um artigo de agosto de 2012 de Kristi Hedges no site da Forbes, "a fofoca é a prima em primeiro grau da inveja". Os funcionários fofocam sobre relacionamentos no local de trabalho, muitas vezes fazendo comentários negativos sobre colegas de trabalho que eles não gostam ou invejam. A fofoca geralmente força os trabalhadores a afastar ou isolar os colegas de trabalho que eles acham ameaçadores ou dominadores e aqueles que eles percebem serem os favoritos do chefe. Como resultado, fofocas invejosas fazem o local de trabalho parecer uma zona de batalha onde emoções negativas e animosidade correm loucamente
Concorrência sexual
A competição sexual cria inveja no local de trabalho, especialmente para quem procura um relacionamento com o sexo oposto. O artigo da Live Science "Inveja e Inveja no Local de Trabalho Diferem em Homens e Mulheres" relata que a competição sexual geralmente causa mais inveja e inveja em mulheres, mas as habilidades sociais positivas de um rival podem provocar ciúme em homens e mulheres. As mulheres solteiras tendem a ter ciúmes de outras mulheres que são atraentes, extrovertidas e influentes no local de trabalho, temendo que possam ter todos os solteiros elegíveis. Homens e mulheres tendem a ter ciúmes de colegas de trabalho que têm fortes habilidades interpessoais e sobem a escada corporativa mais rapidamente do que a maioria.
Baixa auto-estima
Baixos níveis de autoconfiança são característicos do ciúme no trabalho. Aqueles que fofocam e menosprezam os colegas de trabalho freqüentemente sofrem de uma auto-imagem ruim e sentem que nunca vão se adaptar aos sucessos dos outros. Robert Vecchio, professor de administração da Universidade de Notre Dame, descobriu que as pessoas que invejam os outros no trabalho têm baixa auto-estima, de acordo com o "The Seattle Times". Baixa auto-estima é um ciclo interminável, porque aqueles que têm baixa autoconfiança não são geralmente escolhidos para promoções e aumentos, levando a um aumento do sentimento de inveja.
Melhor desempenho
Ocasionalmente, o ciúme leva a melhoras desempenho no local de trabalho. Se a promoção de um colega de trabalho faz com que outro funcionário se esforce mais para progredir, o ciúme pode produzir resultados positivos. Em muitos casos, esse tipo de ciúme é mais como admiração ou apreciação. Um estudo de caixas de banco conduzido pelos pesquisadores John Schaubroeck e Simon Lam mostrou que os trabalhadores com inveja da promoção de um colega exibiam um maior desempenho no trabalho, conforme relatado em "Comportamento Organizacional e Processos de Decisão Humana". Enquanto o ciúme não levar a fofocas degradantes, baixa auto-estima e comportamento imprudente, pode ter resultados positivos.