Respiração consistente e funky pode ser um sinal de problema.
Se você quiser amordaçar toda vez que seu gato soprar sua respiração quente e fedorenta em seu rosto, ela pode precisar de mais do que uma hortelã. O mau hálito é às vezes um sinal de doença, e não apenas em sua boca - ela pode ter problemas nos órgãos vitais.
Quando é crônico
Gatos têm mau hálito às vezes. É apenas um fato da vida, porque ei, eles são gatos. Eles comem comida estranha e mole que vem em latas, e eles usam suas línguas para papel higiênico - de vez em quando, eles vão cheirar um pouco. No entanto, se o seu gato tem mau hálito crônico, dia após dia, pode ser sintomático de algo sério. Não assuma que o hálito desagradável do seu gato é apenas parte de ser um gato, porque pode ser um dos sinais mais gritantes de que algo está fisicamente errado com ela, e ela precisa que você a leve a um veterinário.
Problemas dentários
É claro que o primeiro lugar para procurar problemas é o ponto zero: a boca dela. Lembre-se, a higiene dental de um gato é quase equivalente à de um servo do século 14. Como ela não escova, nem usa fio dental nem sequer faz um enxaguatório bucal ocasional, sua boca é suscetível à doença periodontal que pode levar a infecções, gengivite e apodrecimento dos tecidos e ossos. Comida de gato seca e limpezas de dentes periódicas podem combater o acúmulo de placa que leva a esta doença desagradável.
Problemas renais
Os gatos têm rins como os humanos, e são uma parte vital do processo de produção de resíduos - ajudam o corpo do seu gato a forçar o lixo tóxico a sair do corpo. Quando os rins não funcionam adequadamente, esses subprodutos perigosos e sujos ficam presos dentro dele, e o mau hálito é um dos sintomas. Se o hálito do seu gato cheirar como um banheiro de estádio de futebol no intervalo, ela precisa ver um veterinário imediatamente. Procure outros sintomas como úlceras na boca, perda de peso e micção inadequada como possíveis sinais de doença renal.
Outras doenças
Outros tipos de doenças e disfunções internas também podem arruinar a respiração do seu gatinho. Por exemplo, poderia sinalizar problemas com o fígado, o sistema respiratório ou até mesmo com os intestinos. Mesmo os gatos com diabetes podem desenvolver hálito anormal, devido à forma como seus corpos processam inadequadamente os açúcares. Se o hálito do seu gato cheirar um pouco frutado ou doce, pode ser um sinal de diabetes - se ela também está bebendo mais água do que o habitual e indo muito à caixa de areia, ela definitivamente deveria ver um veterinário.