Seu Chefe Pode Ameaçar Despedi-Lo Por Estar Doente?

Autor: | Ultima Atualização:

Quando você está doente, a última coisa que você quer se preocupar é a segurança no emprego.

Ficar em casa doente muitas vezes é melhor para a sua recuperação, para que você possa voltar ao trabalho saudável. Mas se você está lidando com um chefe que está ameaçando demiti-lo porque está doente, isso pode afetar sua saúde e seu bem-estar, a ponto de você ficar realmente doente com a segurança do emprego. Em muitos casos, você está protegido contra a rescisão com base no que seu chefe pode perceber como uma doença; no entanto, se as ameaças do seu chefe se concentrarem em outros aspectos da sua presença ou histórico, ela poderá realmente demiti-lo quando estiver doente.

Comparecimento

Se o seu chefe está ameaçando demiti-lo com base em baixa frequência ou uso indevido da política de licença médica da empresa, você pode perder seu emprego se os registros de comparecimento indicarem que suas ausências não foram causadas por doença. Mas se seu chefe está tentando penalizá-lo por tomar o tempo doente a que você está autorizado pela política da empresa ou lei federal ou estadual, você pode resolver esse problema com seu chefe, o departamento de recursos humanos ou um superior que entende de lei trabalhista. conhecimento do empregador ou uso indevido de informações relacionadas à saúde ou aos médicos do funcionário.

FMLA

Em circunstâncias normais, seu chefe não pode ameaçar demiti-lo porque você se despede, de acordo com a Lei de Licença Médica e de Família. O FMLA fornece aos trabalhadores elegíveis até 12 semanas de licença não remunerada e protegida para um estado grave de saúde. Se você está de licença FMLA, então você forneceu ao seu empregador uma prova de cuidado que você está recebendo do seu médico, e as ameaças baseadas em FMLA que saem ou estão doentes possivelmente violam essa lei federal. Se você acredita que as ameaças estão relacionadas à licença da FMLA, você deve entrar em contato com o Departamento de Trabalho, Salário e Divisão de Horas dos EUA para obter orientação.

a ADA (Lei de Acessibilidade)

A Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA aplica a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência, que proíbe ações de emprego adversas com base em uma deficiência real ou percebida. Quando a ADA foi emendada em 2008 vis-a-vis a Lei de Emendas dos Americanos com Deficiência, cobria condições episódicas que alguns poderiam considerar doença ou doença. Além disso, as emendas abordaram a gravidez de alto risco como uma condição incapacitante, que alguns também podem incluir em uma categoria como um funcionário "doente". Se as ameaças do seu chefe estiverem relacionadas a uma doença que você acredita estar coberta pelo ADA, use a ferramenta de avaliação on-line do EEOC (egov.eeoc.gov/eas/) para determinar se deve entrar em contato com um representante do EEOC.

Segurança no local de trabalho

Os empregadores têm a obrigação de manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inclui proteger os trabalhadores de contaminantes e, em outros casos, proteger os pacientes da exposição a profissionais de saúde que estejam doentes. Se você tem uma doença contagiosa e intencionalmente expor outras pessoas à sua condição, seu chefe pode ter motivos para denunciá-lo. Se o seu patrão te aconselha repetidamente a ficar em casa enquanto você tem uma doença contagiosa e você insiste em vir para o trabalho e potencialmente colocar os outros em risco, seu chefe pode demiti-lo por insubordinação. Nesse caso, o seu chefe não o encerrará com base em estar doente, mas, em vez disso, estará encerrando sua atividade porque você não seguiu as diretivas de trabalho do seu supervisor. Por exemplo, se você se recusar a seguir o protocolo do hospital para restrições de trabalho relativas a doenças evitáveis ​​ou controláveis, seu chefe poderá demiti-lo por violações de política que impedem o hospital de manter um local de trabalho seguro.