A Obrigação De Um Co-Signatário Pode Ser Descarregada?

Autor: | Ultima Atualização:

Um co-signatário é uma pessoa que concorda em ser responsável pelo pagamento de uma dívida, como um empréstimo de carro, hipoteca ou um empréstimo de estudante, com outro mutuário. Um co-signatário, portanto, é igualmente responsável pelo pagamento da dívida, como se ele ou ela tivesse emprestado o dinheiro sem outro mutuário. Isso significa que, se o outro mutuário não pagar o empréstimo, o co-signatário permanecerá obrigado a pagar a dívida, mesmo que o devedor esteja inadimplente.

Obrigações

Um mutuário que precisa de um co-signatário não se qualifica para o empréstimo - seja porque o mutuário tem histórico de crédito negativo ou sem histórico de crédito - sem uma pessoa digna de crédito que concorda em compartilhar a responsabilidade pela dívida. Um co-signatário, no entanto, não tem necessariamente nenhum direito sobre a propriedade. Por exemplo, um co-signatário só pode ser listado como devedor do empréstimo, mas não pode ser listado como titular da propriedade. Além disso, a dívida vai aparecer no relatório de crédito do co-signatário e quaisquer ações adversas, como um pagamento atrasado, serão relatadas no relatório de crédito do co-signatário.

Descarga Voluntária por Credor

Um co-signatário é essencialmente um garante de um empréstimo. Consequentemente, é muito improvável que um credor concorde em remover um co-signatário de um empréstimo. No entanto, o credor pode concordar em remover o nome do co-signatário se o empréstimo for refinanciado. O outro devedor precisa atender aos requisitos de empréstimo para receber um novo empréstimo em seu nome ou receber um novo empréstimo com outro co-signatário digno de crédito.

Quitação na falência

Um co-signatário pode ser capaz de quitar a dívida em falência. A falência eliminará a dívida do co-signatário, mas não eliminará a obrigação do outro devedor de pagar a dívida. Por outro lado, se o outro mutuário pedir falência, o co-signatário, mesmo que não tenha o título da propriedade, permanecerá legalmente responsável pela dívida.

Descarga do Empréstimo Estudantil

Um co-signatário em um empréstimo de estudante é igualmente responsável por reembolsar o empréstimo. Um co-signatário de um empréstimo estudantil pode ser dispensado ou liberado de sua obrigação em determinadas circunstâncias. Alguns credores privados de empréstimos estudantis, por exemplo, permitem a liberação do co-signatário após o estudante ter completado a escola, feito certo número de pagamentos, permanecer atual no empréstimo e poder atender aos requisitos de subscrição do credor. Uma vez liberado, o co-signatário não é mais responsável pela dívida.