Velocistas fêmeas explodem dos blocos e entram na fase de acionamento.
A fase de condução na corrida ocorre quando você se inclina para a frente logo após o início dos blocos. Assim como o nome sugere, você se impulsiona pela condução forçada das bolas de seus pés no chão. Embora seu objetivo seja se tornar um sprinter completo com boa forma em todas as fases de um sprint, a fase de drive é o seu pão com manteiga.
Fases
Você pode olhar para um sprint, seja metros 100, 200 ou 400, consistindo de cinco fases. Estas são a reação à arma e a limpeza dos blocos; a fase de acionamento; aceleração; velocidade máxima; e manutenção e acabamento. Durante a fase de acionamento, que dura apenas cerca de 10 metros ou sete etapas, você inclina o corpo para frente. Mantenha a cabeça enfiada olhando levemente para o chão, e traga os olhos para a pista à frente dos pés, levantando os joelhos o mais alto possível em cada passada.
Uma fase crucial
O técnico olímpico dos EUA, Tom Tellez, orientador de Carl Lewis e vários outros velocistas de medalhas de ouro, classificou a importância de cada fase do sprint para alcançar o sucesso. Ele classificou a fase de acionamento, que ele chama de “velocidade de aceleração eficiente”, como uma contribuição percentual de 64 para o sucesso nos medidores 100. A fase de aceleração máxima foi responsável por 18 por cento de sucesso em uma corrida, e a manutenção classificou em 12 por cento. A folga do bloco foi de 5 por cento e o tempo de reação representou apenas 1 por cento. Simplificando: A fase de condução é a fase mais importante do sprint - por uma larga margem.
Fase de Drive do "Jet"
As experiências do mundo real das mulheres mais rápidas do mundo destacam a importância da fase de impulso. Carmelita "the Jet" Jeter dos Estados Unidos, que levou prata nos medidores 100 nas Olimpíadas de Londres, bronze nos medidores 200 e ouro no revezamento 400, muitas vezes sai devagar dos blocos. Ela usa sua forte fase de empate para equilibrar suas rivalidades entre o forte contingente feminino de velocistas da Jamaica, incluindo Shelly-Ann Fraser-Pryce.
Melhorando sua fase de unidade
O 45-grau exagerado se inclina no início da fase de condução, como se você estivesse empurrando um carro parado, pode ser o foco de treinos para polir seus esforços como um velocista. Você pode marchar com as mãos contra a parede ou contra um parceiro, por exemplo. Caminhe e suba escadas, e adicione corridas de montanha à sua rotina. Use um arnês e puxe um trenó ou um parceiro inclinado para trás para deliberadamente fornecer resistência para melhorar o ângulo de sua inclinação e seu poder.