Os Gatinhos Podem Morrer De Xampu De Pulga?

Autor: | Ultima Atualização:

Mantenha seu gatinho seguro, evite xampus de piretrina.

Pulgas e carrapatos podem ser um verdadeiro incômodo para o seu gatinho. Com toda a sua mordida e coceira, quem não gostaria de uma maneira simples de banir esses insetos para sempre? Proceda com cautela, no entanto. Muitos shampoos de pulgas contêm piretrina ou piretróides. Estes produtos químicos podem envenenar e até mesmo matar o seu gatinho.

O que é piretrina?

A piretrina é um inseticida comumente usado em produtos de controle de pulgas e carrapatos. É um composto orgânico natural derivado dos invólucros de sementes de flores de crisântemo. A piretrina em si não é realmente tóxica para os mamíferos se a dose permanecer muito baixa. O perigo com a piretrina e seu gatinho ocorre durante o uso inadequado de produtos de pulgas e carrapatos, especialmente sobre-aplicação. Os gatos são muito mais sensíveis à piretrina do que os cães, e é por isso que os repelentes de pulgas e xampus caninos contêm maiores quantidades do produto. Absolutamente nunca use prevenção de pulgas canina ou xampu em seu gatinho jovem. Quanto maior a dose de piretrina, mais provavelmente o seu gatinho terá uma reação tóxica

Perigo, Perigo: Piretróides

Os piretróides são a forma sintética da piretrina. Porque piretróides são a versão sintética da piretrina, eles são muito mais duradouros do que seus primos orgânicos. Isso os torna mais perigosos para o seu gatinho. Sempre use repelentes de pulgas e carrapatos formulados especificamente para gatos. Dê mais um passo na proteção do seu gatinho verificando o rótulo dos seguintes piretróides tóxicos: aletrina, cipermetrina, deltametrina, fenvalerato, fluvalinato, permetrina, fenotrina, tetrametrina e etofemprox.

Sinais e Sintomas de Toxicidade

Os gatos podem ter uma variedade de reações à piretrina e piretróides variando de moderadamente alérgica a grave. Gatos com temperaturas corporais mais baixas, como aqueles que estão se recuperando da anestesia ou que acabaram de tomar banho, correm maior risco de desenvolver toxicidade. Porque gatinhos ainda estão lutando para manter a temperatura corporal, eles também estão em maior risco. Sinais e sintomas de toxicidade da piretrina incluem urticária, congestão, coceira, choque, salivação, contração da orelha, sacudimento da pata, vômito, diarréia, tremores musculares e convulsões.

Tratamento

Se você suspeitar que seu gatinho entrou em contato com qualquer shampoo pulga ou carrapato contendo piretróides ou medicação pulga canina levá-la a um veterinário imediatamente. O curso de ação mais urgente depende do nível de toxicidade dela. Se ela está exibindo uma leve reação alérgica, seu veterinário pode optar por banhá-la completamente para remover a toxina e reduzir a quantidade absorvida. Se o seu gato está tendo uma reação grave, medicamentos para controlar seus ataques e fluidos são frequentemente administrados. Ela pode ter que passar a noite para observação se tiver uma reação grave. É imperativo procurar atendimento veterinário o mais rápido possível com esses casos. Se não forem tratados, os gatos com toxicidade da piretrina podem morrer.

Após o tratamento

Geralmente, não há efeitos a longo prazo da toxicidade da piretrina. No entanto, seu gatinho pode apresentar sintomas leves, como leve babando até 72 horas após o tratamento. No futuro, evite os preventivos de pulgas e carrapatos e xampus que contenham piretrina, mesmo se eles forem formulados para gatos, se seu gatinho tiver experimentado uma reação anterior.