
Não hesite em chamar o veterinário se o seu gato tiver problemas para enxergar
A retina é tudo o que existe entre a visão perfeita e a completa cegueira seu gato. Este filme fino é conectado à parte de trás do olho, onde transforma informações em sinais elétricos para o cérebro processar. O descolamento de retina invariavelmente causa perda de visão, mas a cirurgia às vezes pode reparar o dano.
Causas do descolamento de retina
Seu veterinário não pode efetivamente tratar uma retina isolada até que descubra por que isso aconteceu em primeiro lugar. Uma lesão física, inflamação ou infecção pode ser a culpa. A retina felina é freqüentemente separada do olho pelo fluido que se acumula embaixo dela. Seu gato pode ter um buraco ou rasgo entre a retina e o olho, que deixa o fluido entrar ou o acúmulo pode ser o resultado direto de uma infecção. Cirurgias oculares prévias, particularmente operações de remoção de catarata, podem causar danos não intencionais que aumentam as chances de problemas de retina, de acordo com a Veterinary Vision Animal Eyeists.
Sintomas e Diagnóstico
Mesmo se você passar muito tempo olhando para o seu gatinho olhos amorosos, você pode não notar que sua retina não está onde deveria estar. É por isso que você deve agendar uma consulta veterinária se seu amigo peludo estiver tendo dificuldades para se locomover. Se houver um problema com a retina, a visão do seu gato será pior do que o normal. Ela pode ser mais cautelosa enquanto se move e você também pode vê-la esbarrar em móveis. Ela também pode apertar os olhos ligeiramente para compensar sua pobre visão. Seu veterinário pode diagnosticar este problema em questão de minutos, examinando os olhos do seu animal de estimação com um oftalmoscópio ou realizando uma ultrassonografia ocular, de acordo com o Manual Merck Veterinária
Tipos de Cirurgia
Existem várias opções cirúrgicas para tratar o seu gato descolamento de retina. A crioterapia, que envolve o congelamento de uma pequena porção do olho, bem como o tratamento com laser, são usados para fechar uma lágrima existente que deixa fluir atrás da retina, de acordo com a Furry Critter Network. Se a retina tiver mudado de posição, o veterinário pode costurar um cinto fino de silicone em torno dele para mantê-lo em posição. Esta operação é chamada cirurgia de fivela escleral. Alternativamente, seu veterinário pode conduzir uma ignição para cauterizar uma parte dos olhos do seu gato. A cauterização parece brutal, mas é um tratamento eficaz em casos que exigem atenção imediata. Os gatos recuperam sua visão nas semanas seguintes a esta cirurgia, mas sua visão pode nunca voltar completamente ao normal. O seu veterinário irá recomendar a cirurgia que é apropriada para a situação única do seu gato
Recuperação e Perda da Visão
Nem todos os casos de descolamento da retina têm um final feliz. Retinas destacadas são a segunda causa mais comum de cegueira em felinos, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. Felizmente, a perda de visão não é uma deficiência com risco de vida. O tratamento imediato aumenta as chances do seu gato se recuperar totalmente, mas isso não significa que ele esteja garantido. Contanto que você ame e cuide de seu animal de estimação, não importa o quanto sua visão seja ruim, ela continuará a viver uma vida feliz e divertida. Se o seu gato acabar perdendo parte ou a totalidade de sua visão, peça ao seu veterinário que recomende estratégias para viver com um animal cego. Já que ela não será tão boa em pular e correr, você deve manter objetos perigosos e afiados armazenados com segurança onde ela não possa alcançar.




