Os Gatos Podem Capturar Bordetella Canina?

Autor: | Ultima Atualização:

'Me serve bem por andar com aquele cachorro. Agora estou me recuperando.

Se o seu gatinho começa a tossir, cortando como se algo estivesse preso em sua garganta, ela poderia estar sofrendo de bordetella. Mais conhecida por seu apelido, tosse do canil, a doença afeta principalmente os cães, mas os gatos podem pegá-lo de caninos. O período de incubação da doença é de cerca de 2 semanas.

Bordetella

Bordetella ganhou o apelido de "tosse do canil" porque os cães geralmente ficavam com ele depois de passar um tempo em um canil, abrigo de animais ou em qualquer lugar onde os caninos são mantidos próximos, com um rápido retorno na população. Nos cães, esta infecção bacteriana apresenta-se como uma tosse, mas não incomoda o cão. Semelhante a um resfriado em um ser humano, a doença segue seu curso em cerca de 10 dias, com ou sem tratamento. É praticamente a mesma história com gatos.

Gatos e Bordetella

Bordetella é extremamente contagiante. Se você adotou seu gato de um abrigo de animais que também abriga cães, ou se seu cão desceu com a doença, é possível a transmissão de felinos para caninos. Embora os gatos estejam sujeitos a várias doenças respiratórias superiores, eles geralmente não tossem. Se Kitty começar a tossir constantemente, especialmente se ela estiver em uma situação em que o contágio da bordetella é provável, ligue para seu veterinário para uma consulta. Outros sintomas da bordetela felina incluem espirros, falta de apetite, corrimento nasal e dificuldade para respirar. Na pior das hipóteses, o gato desenvolve pneumonia.

Vacinação

Você pode vacinar seu gato contra bordetella, mas provavelmente não é necessário a menos que você viaje muito e seu gato fique em um canil de embarque regularmente. Abrigos de animais podem vacinar os gatos que entram desde que a doença é tão contagiosa. Esta vacina é administrada por via intranasal, com o veterinário ou técnico administrando-a através do nariz do gato.

Tratamento

A maioria dos gatos supera o ataque bordetella sem problemas, mas as infecções respiratórias superiores secundárias podem causar problemas. Seu veterinário pode prescrever antibióticos, mas na maior parte o tratamento consiste em cuidados de suporte. Mantenha Kitty quieta e confortável. Você pode querer instalar um umidificador nos quartos onde ela dorme ou passa a maior parte do tempo para ajudar a aliviar a respiração. Se você adotar um cão ou gato de um abrigo, coloque-o em quarentena de outros animais de estimação em sua casa por vários dias para ter certeza de que ele não trouxe bordetella para sua nova casa.