
O arroz integral é um grão nutritivo.
O glúten é uma proteína vegetal encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio. Algumas pessoas são intolerantes ao glúten porque podem desencadear uma reação alérgica no intestino. O arroz integral natural é isento de glúten, embora algumas misturas preparadas contenham produtos de trigo ou estejam contaminadas por outros grãos. Fazer o seu próprio arroz integral em casa é a melhor maneira de garantir uma refeição sem glúten.
Arroz castanho
Todas as formas de arroz são isentas de glúten em seu estado natural, e isso inclui variedades negras brancas, marrons, basmati ou mesmo exóticas. O arroz integral é diferente do arroz branco porque contém o grão integral. O processo de moagem remove apenas a casca não comestível do kernel e deixa para trás o farelo. O arroz integral é mais nutritivo em termos de fibras, vitaminas do complexo B e alguns minerais, comparado ao arroz branco polido ou “pegajoso”. O arroz integral é um substituto saudável para grãos de trigo, cevada ou centeio se você for sensível ao glúten.
Problemas potenciais
O arroz integral cozido na água é seguro e livre de glúten, mas as misturas de arroz preparadas muitas vezes contêm glúten, pois atua como um agente espessante e uma fonte adicional de proteína. Às vezes, o glúten também é encontrado no arroz integral com sabor, na forma de malte, que é feito de grãos de cevada. A maioria das misturas de arroz selvagem é isenta de glúten, mas algumas marcas contêm grãos de cevada; portanto, leia atentamente os rótulos se o glúten causar sintomas intestinais depois de comê-lo.
A intolerância ao glúten
O glúten é uma proteína que não é muito bem digerida por algumas pessoas. Proteína estranha que não é quebrada em aminoácidos desencadeia uma reação inflamatória em seus intestinos. Se o consumo de glúten causa a doença celíaca é frequentemente debatido entre nutricionistas e médicos, mas o glúten piora os sintomas da doença celíaca. Os sintomas comuns da doença celíaca incluem dor abdominal, inchaço, gases e diarréia. O glúten também pode estar relacionado a outras doenças autoimunes, como a artrite reumatóide.
sugestões
As pessoas com intolerância severa ao glúten são sensíveis até mesmo à menor contaminação, por isso as refeições nos restaurantes podem ser um empreendimento arriscado. A contaminação ocorre quando o arroz integral é cozido com grãos, vegetais ou especiarias que contêm alguns agentes espessantes. Reutilizar a água quente da massa para cozinhar arroz integral pode ser suficiente para desencadear uma reação negativa ao glúten. Limite a quantidade de vezes que você come em restaurantes e cozinhe mais refeições em casa, onde você pode controlar os ingredientes e métodos de preparação. Você também pode moer arroz integral em farinha e usá-lo para fazer pão, massas e substitutos do leite.




