Conselheiros bíblicos se envolvem em oração com seus clientes.
Uma certificação de aconselhamento bíblico pode ajudá-lo a cumprir seu desejo de aconselhar os outros de uma perspectiva cristã e bíblica. O aconselhamento tradicional e o aconselhamento bíblico compartilham muitos dos mesmos princípios básicos, incluindo proporcionar uma atmosfera em que seus clientes se sintam à vontade para trabalhar com seus sentimentos e preocupações. No entanto, existem vários aspectos da profissão de aconselhamento que podem ser contrários às crenças espirituais fundamentais de alguns cristãos. Buscando treinamento e certificação como um conselheiro bíblico pode permitir-lhe manter as suas raízes religiosas ao mesmo tempo, proporcionando saúde emocional, comportamental e espiritual para seus clientes.
Programas de Treinamento em Aconselhamento Bíblico
Antes de embarcar em uma carreira como conselheiro bíblico, primeiro você deve localizar o programa certo. Como o aconselhamento bíblico opera a partir de uma estrutura diferente do aconselhamento tradicional, você deve localizar um programa de estudo aprovado pelo Conselho de Conselheiros Cristãos e Pastorais. Se você tiver uma licença ou diploma de aconselhamento atual, um programa de treinamento bíblico lhe dará a oportunidade de obter uma certificação de aconselhamento pastoral, além de sua licença profissional. Esse treinamento pode ser concluído on-line ou em um ambiente de sala de aula tradicional.
Certificação da placa
Depois de concluir um programa de estudo aprovado, você pode se inscrever para uma das quatro certificações de aconselhamento oferecidas pelo Conselho de Conselheiros Cristãos e Pastorais. Essas certificações podem oferecer diferentes direitos de prática aos conselheiros qualificados. Os conselheiros que obtiveram um programa de aconselhamento profissional e estão licenciados pelo seu estado para praticar podem candidatar-se à certificação de Conselheiro Cristão Profissional Certificado pelo Conselho (BCPCC). Conselheiros não licenciados podem solicitar o Conselheiro Cristão Certificado pela Diretoria (BCCC), desde que tenham concluído um programa de aconselhamento profissional e estejam atualmente em processo de obtenção de licenciamento estadual. Os ministros e pastores ordenados podem ser elegíveis para a certificação do Conselheiro Pastoral Certificado pelo Conselho, enquanto indivíduos com um diploma de graduação e 90 horas de treinamento de aconselhamento cristão são elegíveis para receber uma certificação de Conselheiro Bíblico Certificado pelo Conselho.
Reconhecimento do seu treinamento
Segundo a Associação Americana de Conselheiros Pastorais, existem apenas seis estados que honram as certificações de aconselhamento bíblico por conta própria. Esses estados são Arkansas, Kentucky, Maine, New Hampshire, Carolina do Norte e Tennessee. Todos os outros estados exigem que os conselheiros, tanto bíblicos como seculares, cumpram com o seu conselho estadual de conselheiros profissionais licenciados, ou equivalente, para exercer o aconselhamento nesse estado. Enquanto estados individuais têm regras exclusivas de licenciamento, muitos estados exigem que os conselheiros sejam graduados de um diploma de pós-graduação credenciado, tenham uma quantidade mínima de horas supervisionadas de aconselhamento e passem com sucesso pelo Exame de Conselheiro Nacional para Licenciamento e Certificação antes de praticar como profissional ou conselheiro bíblico.
Treinamento pastoral e orientação
Os conselheiros bíblicos operam sob a supervisão e jurisdição de uma igreja, ministério ou organização religiosa. Embora você não tenha que ser um pastor para praticar aconselhamento bíblico ou pastoral, os conselheiros bíblicos devem ser supervisionados por um supervisor de aconselhamento cristão certificado pelo conselho para garantir que eles proporcionem o bem-estar emocional, mental e espiritual de seus clientes.