As Melhores Maneiras De Desembaraçar Um Cão De Dupla Face

Autor: | Ultima Atualização:

Collies são uma das muitas raças duplas revestidas.

Raças duplamente revestidas, como collies, golden retrievers e Samoyeds, requerem cuidados mais freqüentes do que seus parentes com apenas um revestimento. O subpêlo grosso e fofo de um cão de duas patas emaranha-se facilmente, e os nós podem ser difíceis de perceber até ficarem bem grandes, porque estão escondidos sob o top coat liso.

Montar as ferramentas certas

Cada trabalho é mais fácil com as ferramentas certas, e tirar as esteiras do seu cão de duas camadas não é diferente. Certifique-se de ter uma escova mais lisa, um pente de metal com dentes bem espaçados de um lado e dentes bem fixados do outro, um quebra-esteiras e um desembaraçador ou spray condicionador. Certifique-se de que os dentes da escova e do pente são compridos o suficiente para penetrar no revestimento exterior e penetrar no subpêlo do cão. Escolha um spray que não exija enxágüe. Você não quer banhar seu cão até que ele esteja livre de esteira, e isso pode levar várias sessões de preparação.

Não tenha pressa

Pulverize o seu cão com desembaraçador ou spray de condicionamento para amolecer o pêlo e evitar que o cabelo solto fique no ar. Em seguida, passe por cima do seu filhote com a escova mais lisa, removendo o máximo possível de cabelos mortos. Remova o máximo de subcapa que puder. Quando os pêlos soltos do sub-pêlo ficam presos no pêlo, em vez de derramarem no chão ou serem penteados para fora, eles criam emaranhados.

Escolha qualquer pequeno e solto emaranhado com os dedos ao mesmo tempo. Em seguida, trabalhe em quaisquer pontos emaranhados com o pente de metal, usando os dentes para soltar o tapete de ambos os lados, trabalhando em direção ao meio. Por fim, corte as esteiras restantes com o quebra-cavacos, trabalhando longe da pele. Se o seu cão estiver mal emaranhado, ou ficar inquieto enquanto você o estiver preparando, trabalhe em várias sessões de minutos 10 ou 15 até que ele esteja livre de emaranhados.

Concentre-se em áreas problemáticas

Algumas áreas são propensas a desenvolver esteiras, mesmo com aliciamento regular. Áreas de fricção, como o local onde o anel se esfrega ou entre as pernas, passam rapidamente porque os pêlos se coçam. A parte inferior das pernas e a cauda também podem ser facilmente acomodadas, porque elas captam facilmente detritos, como pequenos galhos e folhas, enquanto o filhote está do lado de fora. Os cabelos se emaranham rapidamente ao redor do objeto estranho, criando uma esteira. Dê ao seu filhote uma olhada rápida para verificar se há detritos toda vez que ele vem de fora.

Mantenha seu trabalho

Depois de ter passado pelo esforço de dematizar seu cão, mantenha seu trabalho com cuidados frequentes. Idealmente, você deve preparar o seu cão com revestimento duplo diariamente, mas é prioritário escová-lo pelo menos várias vezes por semana. Uma vez que ele esteja livre de emaranhados, a preparação não levará muito tempo. A chave para evitar que os tapetes e os emaranhados se desenvolvam em uma raça com revestimento duplo é remover o máximo possível do subpêlo solto.