Benefícios Do Fifo Em Logística

Autor: | Ultima Atualização:

Armazéns FIFO enviam suas ações mais antigas primeiro.

O campo da logística engloba transporte, transporte por caminhão e armazenagem. Em última análise, a logística é toda sobre como obter o que você precisa onde você precisa quando você precisa. Um dos desafios da logística é gerenciar o estoque, pois ele fica no depósito e decide quais itens de estoque devem ser enviados primeiro. O método FIFO de gerenciamento de depósito exige a retirada de estoque em uma base primeiro a entrar, primeiro a sair.

Reduza o desperdício

Os armazéns de mercearias geralmente operam no sistema FIFO por uma razão muito simples - alimentos estragados. Ao enviar seu estoque mais antigo primeiro, você aumenta a chance de venda antes de atingir a data de vencimento. Isso ajuda a reduzir a quantidade de estoque não vendido, aumentando os lucros da empresa.

Mitigar o risco de obsolescência

Embora a maioria dos bens tangíveis não estrague, eles podem se tornar obsoletos. As empresas de alta tecnologia usam um sistema FIFO para a logística para garantir que estejam entregando peças antes que tenham a chance de serem substituídas por algo novo, mais rápido, melhor ou mais barato. Essa prática pode ser usada em praticamente qualquer setor que tenha produtos sensíveis a datas.

Qualidade

Um benefício do uso do FIFO em um sistema de logística é que o controle de qualidade é relativamente simples. Como você está enviando produtos para fora na ordem em que os recebe, pode rastrear facilmente suas remessas até recebê-las. No caso de um produto ser ruim, você sabe qual fornecedor o entregou quando. Embora seja possível fazer isso com outros sistemas de fluxo de estoque, o FIFO simplifica o processo.

A alternativa LIFO

Uma alternativa à logística first-in first-out é a entrega definitiva. O LIFO é popular na contabilidade porque normalmente reduz os lucros ao reivindicar o novo (e geralmente mais alto) custo dos produtos vendidos como uma despesa contra as vendas. Ele também pode trabalhar em armazenamento com itens que não sejam de data ou com itens que aumentam de valor ao longo do tempo. No entanto, o LIFO tende a levar a um depósito cheio de estoque estagnado, ao contrário do FIFO, que ajuda a garantir a rotatividade de estoque.