Não importa o seu nível de habilidade, você pode encontrar muita coisa a amar sobre o Jeet Kune Do.
Pode parecer complicado, mas o conceito central que deu origem ao Jeet Kune Do - a arte marcial criada pelo grande Bruce Lee - é tudo sobre facilidade de movimento e funcionalidade. Jeet Kune Do traduz a "Maneira do Punho Interceptador", e enquanto o próprio Lee era um mestre de combate, JKD tinha a intenção de ser uma filosofia para viver, assim como uma abordagem ao treinamento de artes marciais que qualquer um poderia fazer. De certa forma, o treinamento em Jeet Kune Do nunca tem que ir além do básico, tornando-se um estudo popular para pessoas de todos os níveis.
O Básico
Muitos estilos de artes marciais se concentram em treinar com equipamentos de combate e escudos de foco. Este não é geralmente o caso com o Jeet Kune Do. A maioria das técnicas básicas pode ser realizada por você ou com um parceiro cooperativo. Uma vez que a interceptação do movimento é um dos conceitos-chave do estilo - e o conceito de seu nome - muitos exercícios básicos envolvem a tentativa de cronometrar o soco ou chute de um parceiro e interceptá-lo com o seu próprio. Quando você vê seu parceiro se mover para começar uma batida, termine o seu próprio para interromper o fluxo e o movimento deles. Realmente não importa quais técnicas você executa. Este conceito central de reconhecer o fluxo é o que é tudo sobre o Jeet Kune Do.
Procurando a verdade
O Jeet Kune Do é mais uma filosofia de treinamento do que um estilo. Na verdade, o fundador Bruce Lee foi muito público sobre seu desdém por estilos específicos nas artes marciais. Ele considerou esses sistemas muito rígidos para serem práticos. Talvez o método de treinamento mais importante do Jeet Kune Do envolve treinar sua mente para sempre buscar a verdade, como Lee instruiu. Você nunca deve confiar completamente em um instrutor para lhe mostrar o caminho; em vez disso, você deve encontrar por si mesmo.
Abrace a mudança
Para abraçar totalmente o conceito de seguir o fluxo, você deve ser capaz de aceitar e se adaptar às mudanças. Isto é mais fácil dizer do que fazer, e se aplica a mais do que apenas lutar e treinar nas artes marciais. Quando forças externas em situações de treinamento, trabalho ou vida doméstica ameaçam interferir em você, o primeiro passo para resolver o problema é reconhecendo e aceitando o problema.
Rejeite o sem sentido
Mais uma vez, um dos principais conceitos do Jeet Kune Do pode ser aplicado a todos os aspectos da sua vida fora das artes marciais. Lee encorajou aqueles que ele guiou a rejeitar tudo o que eles consideravam sem sentido. Só porque algo funciona para outra pessoa não significa que é ideal para você. No treinamento de artes marciais, isso só pode ser feito efetivamente através de tentativa e erro. Mantenha o que funciona, se livre do resto.
Considerações
Há muitas escolas e instrutores que alegam ensinar Jeet Kune Do, mas a maioria deles está apenas demonstrando algumas das técnicas favoritas de seu fundador, junto com movimentos reciclados do Kung Fu Chinês. Para realmente começar seu treinamento Jeet Kune Do da maneira certa, é essencial entender que o único caminho certo é o caminho certo para você.